Papas de amaranto com banana caramelizada

Papas de amaranto com banana caramelizada

PequenoAlmoçoed-amine-

Pequeno-almoço

Papas de amaranto com banana caramelizada

Amaranto, Avelã, Banana,
Dificuldade
1 Numero de Porções: PequenoAlmoçoed-amine-
2
10 Abril, 2013
/
14

Alguns meses atrás resolvi comprar uma embalagem de um grão com um aspecto muito semelhante à quinoa. Pensei que depois de cozido teria uma textura solta e suave, mas no lugar disso acabei com umas papas, de textura mesquinha e sabor desinteressante.

Depois desta desilusão, fiz a minha pesquisa, e descobri que o amaranto, é um pseudo-cereal, e que de facto, serve essencialmente para fazer papas.

Decidi dar uma segunda chance a este grão pequenino, e cozinhá-lo com a intenção de fazer umas papas diferentes para o pequeno-almoço. Mas a sabor estranho continuava lá, mesmo juntando alguma fruta por cima, e a textura também.

Passados alguns meses, vi uma das melhores receitas de papas de aveia de sempre. É da autoria da Sandra Guimarães, do Papacapim, e utiliza banana caramelizada, que transforma completamente o sabor de qualquer papa.

Só há pouco tempo é que me lembrei de associar os dois, e experimentar o meu desastre com uma das melhores receitas que conheci, e não fiquei surpreendida com os resultados.

De sabor naturalmente adocicado e uma textura melhorada, finalmente tinha conseguido reaproveitar este grão. Agora, partilho-vos esta receita, para quem, como eu, não conseguiu dominar a estranheza deste pseudo-cereal.

Papas de Amaranto com banana caramelizada

Faz 1 dose

1/4 chávena de amaranto
3/4 a 1 chávena (180ml a 240ml) de leite vegetal
1 banana
1 fio de mel, opcional
Algumas avelãs
1 colher de sopa de sementes de linhaça moídas

Coloque a demolhar o amaranto na noite anterior em água. Só para eliminar os fitatos e antinutrientes presentes. Razão pela qual também demolho leguminosas. No entanto é opcional!

No dia seguinte escorra a água e coloque o amaranto e leite numa panela. Aqueça em lume brando. Enquanto o amaranto coze lentamente, caramelize as fatias de banana, colocando-as numa sertã anti-aderente (tal como na fotografia). Assim que os lados das fatias fiquem dourados, esmague a banana com um garfo e junte-a ao amaranto, que já deve estar a ferver.

O amaranto deve cozer uns 15 minutos. Assim que estiver cozido, junte canela e um fio de mel, e triture com uma varinha mágica, se não gostar da textura do amaranto.

Coloque as papas numa taça, juntamente com uma colher de sopa de linhaça (+ Omega3! ;)), e algumas avelãs picadas, que também podem ser demolhadas.

Recipe in English

Amaranth porridge with caramelized banana

1 serving

1/4 cup amaranth
3/4 to 1 cup (180ml to 240ml) non-dairy milk
1 banana
A drizzle of honey, optional
Some hazelnuts
1 tablespoon of ground flax seeds

Soak amaranth overnight. The next day drain soaking water and place amaranth and milk in a small saucepan. Cook over low heat. While amaranth is slowly cooking, place banana, cut into pieces, in a hot non-stick skillet, and cook until golden brown. Once the slices are golden, mash banana with a fork and add to the amaranth porridge. Once the amaranth is cooked, add a dash of cinnamon, maybe a drizzle of honey, and if you don’t like the amaranth texture, blend the porridge with a hand blender.
Serve porridge in a bowl, add a tablespoon of flaxseed, and some chopped hazelnuts.

    • 10 Abril 2013 / 10:03

      Também fiquei decepcionada com a textura do amaranto cozido, Márcia, por isso deixei esse pseudo-grão pra lá (apesar de ser tão nutritivo). Mas a ideia de transforma-lo em papa é muito boa…

    • missvite
      10 Abril 2013 / 10:15

      É a única forma que consigo comer amaranto! No inverno fiz umas papinhas com abóbora inspiradas numas da Sarah Britton que ficaram deliciosas! Mas estas com banana também devem ser qualquer coisa!! 😉 *

    • Joana Bernardes (Coimbra)
      10 Abril 2013 / 10:19

      Olá Márcia! Também eu não gostei de amaranto em forma de papas, razão pela qual comecei a comprá-lo em flocos e a ingeri-lo assim somente com leite de soja (com leite de avelã também experimentei, mas os preços do leite de avelã continuam elevadíssimos). Insisti no amaranto porque, nas minhas curtas pesquisas, apercebi-me realmente do seu valor e é óptimo encontrar uma alternativa de receita. Beijinhos

    • frango do campo
      10 Abril 2013 / 14:00

      já ouvi falar mas nunca experimentei! mas com banana caramelizada devem ser muito saborosas 🙂 beijinhos

    • 11 Abril 2013 / 11:45

      Tenho cá amaranto Márcia, e para além das papinhas só usei numas bolachas e em pão.
      E gostei 🙂 Adorei as tuas papas com essas bananas 🙂
      Lindas as fotos! Um beijinho.

    • 13 Abril 2013 / 21:51

      nunca provei amaranto, acreditas? 🙂
      se calhar começo por prová-lo com a tua receita, parece-me um pequeno almoço bem nutritivo.

      bjinhos, sara

    • 03 Abril 2014 / 23:11

      Ameiiiiiiiiiii ,tentei fazer ,ameeeeii isso tbm pode substituir o almoço 🙂

    • Pedaços de Bom Caminho
      02 Novembro 2014 / 7:41

      Delicioso! tinha amaranto no armário há tanto tempo e nunca mais peguei nele. Agora com esta receita, todos os domingos a faço! As bananas só ficaram perfeitas quando fiz com bananas biológicas! Obrigada por estas receitas maravilhosas e nutritivas:)

    • Vanda G
      11 Agosto 2015 / 10:16

      Bom aspecto… de tudo!!, no entanto questiono se a banana pode ser substituída por qualquer outro ingrediente e se sim, qual aconselha? Muito obrigado!

    • Vania
      30 Junho 2018 / 15:58

      adorei esta receita! Tambem experimentei fazer na noite anterior e comi ao pequeno almoco frio, ficou excelente!

    • Ana
      24 Setembro 2020 / 12:34

      Olá e deixo desde já o meu sinal de gratidão pela partilha deste saber e destas experiências.
      Relativamente a estas papas de amaranto e banana: posso congelá-las (em doses individuais seria uma maravilha para pequenos almoço rápidos)?

      Obrigada.
      Ana Loureiro

      • 26 Setembro 2020 / 11:57

        Olá Ana,
        Agradeço o simpático comentário.
        Sim, pode congelar estas papas em porções individuais de consumo.
        Cumprimentos,
        Márcia

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Receitas que merecem destaque