
Pasta alla norma (massa com beringela salteada e molho de tomate)
Pratos Principais & Acompanhamento
Pasta alla norma (massa com beringela salteada e molho de tomate)
Esta semana deixo-vos uma das formas de preparar beringela que mais aprecio, a pasta alla norma. Trata-se de um prato siciliano de massa, envolvida em molho de tomate, beringela salteada, e tradicionalmente guarnecido com salada de requeijão.
A receita, como poderão constatar, é muito simples na sua preparação e no número de ingredientes. Mas a riqueza do seu sabor é admirável e, a meu ver, resulta do facto de a beringela ser lentamente salteada num azeite de qualidade até formar uma superfície caramelizada e um interior macio. Se saltear o vegetal em lume alto, rapidamente, poderá notar que se desenvolve uma superfície acastanhada precocemente, antes do interior estar tenro e macio .

Depois de preparar a beringela, algumas variações da receita sugerem adicioná-la ao tomate maduro antes da sua redução em molho, enquanto outras apenas a servem no final, aquando do empratamento. A maioria sugere servir a beringela em cubos, mas algumas servem-na em rodelas. E há uma versão da Chef Sara Jenkins disponível na Saveur que, inclusivamente, em vez de saltear a beringela, ou de a fritar imersa em óleo, assa-la no forno bem envolvida em azeite e a uma temperatura consideravelmente elevada. Caso tenham interesse em experimentar esta versão, basta levar a beringela cortada em cubos condimentada com azeite, sal e pimenta, ao forno a 250°C durante 15 a 20 minutos até desenvolver uma superfície caramelizada, devendo ser virada ocasionalmente para não secar.
A forma de preparar esta receita que vos deixo é a versão que sinceramente mais me agradou até agora, por não cozer excessivamente a beringela, não exagerar na quantidade de azeite adicionado e cujo procedimento revelou ser o mais simples.
Apesar da beringela ser a estrela do prato, é o molho de tomate que liga os vários elementos e dá corpo à receita. Na receita que vos deixo abaixo, podem encontrar um molho rico, aromatizado com azeite, alho e manjericão. E, nesta altura do ano, até consegui incorporar alguns dos últimos tomates da nossa horta. Impossível não aproveitar os últimos tomates que realmente sabem a tomate! No entanto, de forma a poderem por em prática a receita durante todo o ano, na descrição, deixo-vos a indicação para utilizarem tomate pelado enlatado ou, igual quantidade de tomate fresco maduro.

Relativamente à qualidade da massa, utilizem aquela que gostarem, podendo ser esparguete, hélices, cotovelos, de trigo integral… Tenham apenas o cuidado de a cozer até estar al dente para depois ser envolvida no molho de tomate. Nesta receita resolvi experimentar estas hélices de grão-de-bico, porque quis ver como é que se portava uma massa à base de leguminosas nesta receita. O resultado foi satisfatório (o molho, inclusivamente, sobrepôs-se ao sabor ligeiramente amargo que acompanha a farinha de grão-de-bico) e revelou ser uma alternativa bastante saciante!
Por último, para guarnecer, é frequentemente adicionado requeijão. Para uma opção vegan, sugiro esta receita, de sabor salgado, que completamenta a beringela caramelizada e o molho de tomate rico.
Pasta alla norma (massa com beringela salteada e molho de tomate)
Serve 4 pessoas
200g de massa
2 beringelas
2 colheres de sopa de azeite
4 dentes de alho
1 lata de tomate pelado
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de chá de orégãos
6 folhas de manjericão fresco, picadas
Sal e pimenta preta a gosto
Procedimento:
1. Coza a massa em água temperada com sal, até estar al dente. Reserve.
2. Numa frigideira larga, de preferência antiaderente, salteie as beringelas aos cubos em 1 colher de sopa de azeite durante 8 a 10 minutos em lume médio. Reserve.
3. Coloque o alho e o tomate picados, o vinagre balsâmico e os orégãos na frigideira. Desfaça ligeiramente o tomate com uma colher e deixe cozer durante cerca de 15 minutos em lume brando. Retifique os temperos.
4. Junte, por fim a beringela e a massa cozida, assim como folhas de manjericão picadas.

Outras Receitas que merecem destaque

Massa com molho de feijão branco

Pão de centeio com nozes e passas

Tenho beringelas no frigorífico a pedirem para serem consumidas. E ainda ontem estive a organizar os vegetais e lá as deixei na gaveta à espera de inspiração. Mas sendo eu apreciadora de massas, adorei esta sugestão. Claro que só irei fazer para mim, porque os esquisitos detestam estas delicias. beijinhos
https://saboresdoninho.blogspot.pt
Boa tarde! Estou com uma vontade imensa de experimentar esta receita mas preciso de um esclarecimento: na parte final da receita é dito para juntar as lentilhas mas este ingrediente não aparece nos ingredientes. Serão as lentilhas a fonte de proteína sugerida e substituível por outra? Obrigada e muitos parabéns pelo lindo blog que tem sido uma enorme fonte de inspiração no meu caminho rumo a uma alimentação cada vez mais “cruelty free”.
Olá Sofia!
As lentilhas apareceram no ponto 4 do procedimento por lapso! Aproveitei a descrição do procedimento de uma variação desta receita e sem querer esqueci-me de retirar as lentilhas…
A receita já foi corrigida. 🙂
Muito obrigada pelo comentário e reparo!
Comida Italiana, sempre cheia de sabor! Depois da nossa Cozinha Tradicional, é a minha favorita! Obrigada pela explicação inicial e parabéns pelas fotos!
Helena
https://cookingbooksblog.blogspot.pt/
Olá, Márcia
Sempre é este mês que sai o teu livro? Estou ansiosa 🙂
Olá Maria,
O livro vai estar disponível nas livrarias a partir de 10 de novembro! Em breve dou novidades do lançamento nas redes sociais!
Beijinhos
Boa tarde
Já tinha tentado ingerir beringela em outras receitas, mas o resultado não tinha ficado muito apetitoso. Experimentei esta sua receita e gostei mesmo muito, talvez devido ao vinagre balsâmico que sugere que se coloque… parabéns vou já ver as restantes receitas que tem no seu blog muito promissor!
Olá Paula,
Que bom, fico muito contente por ter experimentado e gostado da receita!
Obrigada pelo seu comentário.
Beijinhos,
Márcia
Uma explosão de sabor !
Melhor ainda, se acompanhando de um bom tinto. 🍷
Excelente sugestão. 😉