Pasta alla norma (massa com beringela salteada e molho de tomate)

Pasta alla norma (massa com beringela salteada e molho de tomate)

Pratos principais eacompanhamentosed-amine-

Pratos Principais & Acompanhamento

Pasta alla norma (massa com beringela salteada e molho de tomate)

Alho, azeite, Beringela, Manjericão, Massa, Orégãos, Tomate, Vinagre Balsâmico,
Tempo de preparação 30 minutos
Dificuldade
2 Numero de Porções: Pratos principais eacompanhamentosed-amine-Pratos principais eacompanhamentosed-amine-
4
8 Outubro, 2017
/
6

Esta semana deixo-vos uma das formas de preparar beringela que mais aprecio, a pasta alla norma. Trata-se de um prato siciliano de massa, envolvida em molho de tomate, beringela salteada, e tradicionalmente guarnecido com salada de requeijão.

A receita, como poderão constatar, é muito simples na sua preparação e no número de ingredientes. Mas a riqueza do seu sabor é admirável e, a meu ver, resulta do facto de a beringela ser lentamente salteada num azeite de qualidade até formar uma superfície caramelizada e um interior macio. Se saltear o vegetal em lume alto, rapidamente, poderá notar que se desenvolve uma superfície acastanhada precocemente, antes do interior estar tenro e macio .

Depois de preparar a beringela, algumas variações da receita sugerem adicioná-la ao tomate maduro antes da sua redução em molho, enquanto outras apenas a servem no final, aquando do empratamento. A maioria sugere servir a beringela em cubos, mas algumas servem-na em rodelas. E há uma versão da Chef Sara Jenkins disponível na Saveur que, inclusivamente, em vez de saltear a beringela, ou de a fritar imersa em óleo, assa-la no forno bem envolvida em azeite e a uma temperatura consideravelmente elevada. Caso tenham interesse em experimentar esta versão, basta levar a beringela cortada em cubos condimentada com azeite, sal e pimenta, ao forno a 250°C durante 15 a 20 minutos até desenvolver uma superfície caramelizada, devendo ser virada ocasionalmente para não secar.
A forma de preparar esta receita que vos deixo é a versão que sinceramente mais me agradou até agora, por não cozer excessivamente a beringela, não exagerar na quantidade de azeite adicionado e cujo procedimento revelou ser o mais simples.

Apesar da beringela ser a estrela do prato, é o molho de tomate que liga os vários elementos e dá corpo à receita. Na receita que vos deixo abaixo, podem encontrar um molho rico, aromatizado com azeite, alho e manjericão. E, nesta altura do ano, até consegui incorporar alguns dos últimos tomates da nossa horta. Impossível não aproveitar os últimos tomates que realmente sabem a tomate! No entanto, de forma a poderem por em prática a receita durante todo o ano, na descrição, deixo-vos a indicação para utilizarem tomate pelado enlatado ou, igual quantidade de tomate fresco maduro.

Compassionate Cuisine - Receitas vegetarianas - Pasta Alla Norma - Massa com Beringela Salteada e molho de tomate

Relativamente à qualidade da massa, utilizem aquela que gostarem, podendo ser esparguete, hélices, cotovelos, de trigo integral… Tenham apenas o cuidado de a cozer até estar al dente para depois ser envolvida no molho de tomate. Nesta receita resolvi experimentar estas hélices de grão-de-bico, porque quis ver como é que se portava uma massa à base de leguminosas nesta receita. O resultado foi satisfatório (o molho, inclusivamente, sobrepôs-se ao sabor ligeiramente amargo que acompanha a farinha de grão-de-bico) e revelou ser uma alternativa bastante saciante!

Por último, para guarnecer, é frequentemente adicionado requeijão. Para uma opção vegan, sugiro esta receita, de sabor salgado, que completamenta a beringela caramelizada e o molho de tomate rico.

 

Pasta alla norma (massa com beringela salteada e molho de tomate)
Serve 4 pessoas

200g de massa
2 beringelas
2 colheres de sopa de azeite
4 dentes de alho
1 lata de tomate pelado
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de chá de orégãos
6 folhas de manjericão fresco, picadas
Sal e pimenta preta a gosto

Procedimento:
1. Coza a massa em água temperada com sal, até estar al dente. Reserve.
2. Numa frigideira larga, de preferência antiaderente, salteie as beringelas aos cubos em 1 colher de sopa de azeite durante 8 a 10 minutos em lume médio. Reserve.
3. Coloque o alho e o tomate picados, o vinagre balsâmico e os orégãos na frigideira. Desfaça ligeiramente o tomate com uma colher e deixe cozer durante cerca de 15 minutos em lume brando. Retifique os temperos.
4. Junte, por fim a beringela e a massa cozida, assim como folhas de manjericão picadas.

Compassionate Cuisine - Receitas vegetarianas - Pasta Alla Norma - Massa com Beringela Salteada e molho de tomate

    • 08 Outubro 2017 / 12:26

      Tenho beringelas no frigorífico a pedirem para serem consumidas. E ainda ontem estive a organizar os vegetais e lá as deixei na gaveta à espera de inspiração. Mas sendo eu apreciadora de massas, adorei esta sugestão. Claro que só irei fazer para mim, porque os esquisitos detestam estas delicias. beijinhos

      https://saboresdoninho.blogspot.pt

    • Sofia
      09 Outubro 2017 / 15:46

      Boa tarde! Estou com uma vontade imensa de experimentar esta receita mas preciso de um esclarecimento: na parte final da receita é dito para juntar as lentilhas mas este ingrediente não aparece nos ingredientes. Serão as lentilhas a fonte de proteína sugerida e substituível por outra? Obrigada e muitos parabéns pelo lindo blog que tem sido uma enorme fonte de inspiração no meu caminho rumo a uma alimentação cada vez mais “cruelty free”.

      • 12 Outubro 2017 / 15:03

        Olá Sofia!
        As lentilhas apareceram no ponto 4 do procedimento por lapso! Aproveitei a descrição do procedimento de uma variação desta receita e sem querer esqueci-me de retirar as lentilhas…
        A receita já foi corrigida. 🙂
        Muito obrigada pelo comentário e reparo!

    • 10 Outubro 2017 / 10:16

      Comida Italiana, sempre cheia de sabor! Depois da nossa Cozinha Tradicional, é a minha favorita! Obrigada pela explicação inicial e parabéns pelas fotos!
      Helena
      https://cookingbooksblog.blogspot.pt/

    • Maria Fernandes
      11 Outubro 2017 / 18:41

      Olá, Márcia
      Sempre é este mês que sai o teu livro? Estou ansiosa 🙂

      • 12 Outubro 2017 / 15:05

        Olá Maria,
        O livro vai estar disponível nas livrarias a partir de 10 de novembro! Em breve dou novidades do lançamento nas redes sociais!
        Beijinhos

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Receitas que merecem destaque