Pesto de tomate seco

Pesto de tomate seco

Pratos principais eacompanhamentosed-amine-

Pratos Principais & Acompanhamento

Pesto de tomate seco

Alecrim, Amêndoas, azeite, Manjericão, Tofu, Tomate seco,
Tempo de preparação 40 minutos
Dificuldade
4 Numero de Porções: Pratos principais eacompanhamentosed-amine-Pratos principais eacompanhamentosed-amine-Pratos principais eacompanhamentosed-amine-Pratos principais eacompanhamentosed-amine-
0
17 Julho, 2018
/
0

Nesta receita, ao puré italiano de folhas de manjericão e azeite (pesto), juntei tomate seco, amêndoas tostadas, alecrim, uma pitada de piripiri e vinagre balsâmico, resultando numa pasta de cor vermelha, muito rica em sabor. A consistência mais espessa desta pasta, relativamente ao tradicional pesto de manjericão, faz desta versão um condimento fantástico para barrar sanduíches, servir como topping de hambúrgueres, enriquecer vinagretes e, claro, para dar mais sabor a uma simples massa cozida!

Nesta sugestão, envolvi o pesto de tomate seco na massa (macarrão riscado) e rúcula, e acompanhei com espetadas de tofu, beringela, curgete e pimento.

Pesto de tomate seco

32 porções | 15 min | Dificuldade: 1/5

½ chávena (40 g) de tomate seco
35 g amêndoas, tostadas
1 dente de alho
½ colher de sopa de alecrim
1 colher de sopa de manjericão fresco
1/8 colher de chá de piripiri
¾ chávena (180 mL) de azeite
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
Uma pitada de sal e pimenta preta

Procedimento
1. Coloque todos os ingredientes no processador de alimentos ou robot de cozinha até obter uma pasta. Ajuste os condimentos a gosto. Guarde o pesto no frigorífico num recipiente fechado e consuma até ao fim de uma semana.

 

Espetadas de tofu, pimentos, beringela e curgete

4 porções | 25 min | Dificuldade: 1/5

250 g de tofu firme
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de sopa de molho de soja
2 colheres de chá de alho, ralado
Pouco menos de ¼ de colher de chá de piripiri
Sal e pimenta preta a gosto
½ beringela, cortada em cubos
½ curgete
½ pimento vermelho ou amarelo
½ cebola roxa, cortada em quartos

Procedimento:
1. Comece por drenar o tofu, colocando o bloco entre dois panos de cozinha ou folhas de papel absorvente com um peso por cima durante 15 minutos. Enquanto o tofu está a escorrer, prepare a marinada, misturando numa taça todos os ingredientes.
2. Corte o tofu em cubos e coloque a marinar durante pelo menos 20 minutos (este passo pode ser feito no dia anterior). Envolva os vegetais na marinada do tofu.
3. Divida os legumes e os cubos de tofu por espetos de tamanho pequeno, preenchendo cerca de metade do espeto. Grelhe as espetadas durante alguns minutos, virando algumas vezes para não queimarem. Se sobrar algum molho da marinada, aproveite para pincelar as espetadas enquanto grelham. Sirva as espetadas com massa condimentada com o pesto de tomate seco (neste caso cozi cerca de 160g de massa, escorri-a e juntei-lhe cerca de 1 colher de sopa do pesto).

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Receitas que merecem destaque