Pickles “rápidos” de pepino e cebola

Pickles “rápidos” de pepino e cebola

Aperitivos Snacks salgadosed-amine-

Aperitivos & snacks

Pickles “rápidos” de pepino e cebola

Cebola, Pepino, Pimenta Preta,
Dificuldade
1
23 Abril, 2014
/
9

A época das saladas foi oficialmente aberta no início do mês, quando finalmente a tímida primavera se apresentou. Comecei por fazer saladas com espinafres do nosso quintal, abacate, e alguns legumes assados, leguminosas, cuscuz ou quinoa, millet ou até mesmo arroz basmati, com especiarias simples, azeite, e sumo de limão para dar alguma acidez. Depressa me lembrei da minha forma preferida de adicionar alguma acidez a uma salada. Os pickles. Alimentos crus, crocantes, e ácidos, que transformam qualquer salada. No ano passado mencionei alguns dos benefícios dos pickles e alimentos fermentados para uma flora intestinal saudável, e partilhei uma forma de os fazer em casa. Desta vez vou partilhar algo um pouco diferente. Acredito que nem toda a gente tenha paciência para fazer pickles através da lacto-fermentação em casa e esperar quase uma semana, como no artigo que escrevi da última vez… Mas e se houvesse uma forma mais rápida e fácil de os fazer? De facto há, e por essa razão partilhei convosco esta receita de pickles de pepino que podem ser feitos de um dia para o outro, sem grande esforço, e ainda assim obter pickles saborosos!

Pickles “rápidos” de pepino e cebola
2 pepinos médios
1 cebola roxa
Sal
1 chávena de água
1 chávena de vinagre de vinho branco ou de cidra
1 colher de sopa de açúcar, ou outro adoçante
1 colher de chá de pimenta preta em grão
1 colher de sopa de sementes de mostarda
1 dente de alho, descascado
Algumas folhas de alecrim

Lave bem os pepinos, e corte-os em metades e depois em quartos, como na fotografia, ou em tiras. Descasque a cebola, e corte-a em tiras. Junte sal à cebola e pepinos preparados. Deixe os legumes a salgar durante cerca de 30 minutos.
Prepare o caldo dos pickles juntando a água, o vinagre, o açúcar, a pimenta, as sementes de mostarda, o alecrim e o alho, levando tudo a ferver numa panela. Depois de começar a ferver, retire do lume.
Coloque as tiras de pepino em frascos, e junte o caldo quente. Tape e deixe arrefecer um pouco à temperatura ambiente, antes de guardar no frigorífico. Sirva no dia seguinte os pickles numa salada, ou na sua sandes preferida!
Os pickles devem ser guardados no frigorífico.

Recipe in English

Quick pickled cucumbers and onions
2 medium cucumbers
1 red onion
Salt
1 cup water
1 cup white wine vinegar
2 tablespoons sugar or other sweetener
1 teaspoon of black peppercorns
1 tablespoon mustard seeds
1 garlic clove, peeled
Some rosemary sprigs

Wash cucumbers and cut them into halves and then into quarters lengthwise, or into strips. Peel onion and cut into strips. Sprinkle the vegetables generously with salt and let sit for about 30 minutes.
Meanwhile, in medium saucepan combine water, vinegar, sugar, pepper, mustard seeds, rosemary and garlic, and bring to a boil. Once it starts to boil, remove from the heat.
Place salted vegetables in jars and pour over the broth. Cover and let cool slightly at room temperature before storing in the refrigerator. Serve the next day your pickles in a salad, or in your favorite sandwich!
Pickles must be stored in the refrigerator.

    • 23 Abril 2014 / 9:55

      Gostamos muito de pickles cá em casa, e acho esta receita uma maravilha 🙂 realmente dão logo aquele toque diferente qualquer salada… ou qualquer outra refeição até!
      Beijinhos.

    • 24 Abril 2014 / 10:45

      adoro pickles. E ficam um presente bem bonito. Acho que a minha tia, que também adora pickles, ia gostar muito de receber um frasquinho assim 😀

    • 24 Abril 2014 / 14:34

      Que bem 😀

    • 28 Abril 2014 / 11:06

      Que grande ideia, Márcia. Vou experimentar.

    • 07 Maio 2014 / 21:13

      Tenho uma pergunta Márcia, onde guardas as sementes quando estás a germiná-las? Eu tentei fazer uma vez e li que tinha de estar num sitio escuro e seco, guardei na despensa e tive de deitar tudo fora, ficaram com mau cheiro :S nunca mais fiz desde aí….

      beijinho

      • 07 Maio 2014 / 21:50

        ups, enganei-me no post, isto era para os germinados 😛
        O que queria aqui dizer nos pickles é que adorei a ideia de pickles rápido, gosto tanto e nunca tentei fazer em casa, vou guardar a receita 🙂

        **

      • 12 Maio 2014 / 21:26

        Patrícia, sinceramente não os guardo num local escuro, deixo-os numa bancada, que crescem sempre bem 🙂

    • Filomena
      12 Maio 2014 / 11:55

      Mas estes pickles rápidos não possuem as mesmas propriedades dos outros, certo?

      • 12 Maio 2014 / 21:27

        Não, estes só têm o sabor semelhante aos outros, mas não passam por um processo de fermentação. 🙂

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Receitas que merecem destaque