Preparado em pó de chocolate quente

Preparado em pó de chocolate quente

sobremesased-amine-

Sobremesas & doces

Preparado em pó de chocolate quente

Cacau, Chocolate,
Tempo de preparação 10 minutos
Dificuldade
12 Numero de Porções: 12x sobremesased-amine-
4
22 Dezembro, 2017
/
0

Esta semana partilho-vos uma sugestão que pode muito bem acompanhar a prenda de Natal dos vossos amigos e familiares mais gulosos. Trata-se de um preparado de chocolate em pó para fazer chocolate quente aveludado e sublime, com o mínimo de esforço.

Para fazer o preparado de chocolate quente, utilizei chocolate em barra (com um teor de cacau de 70%), que foi picado e reduzido a pó. Para conseguir obter este pó sem que o chocolate derretesse durante o processo, congelei-o previamente durante 10 a 15 minutos. Após triturar o chocolate, adicionei cacau magro em pó para conseguir um sabor mais intenso a chocolate sem adicionar mais gordura (manteiga de cacau, do chocolate). Caso contrário, poderia resultar numa bebida demasiado rica, e enjoativa. Adicionei também algum açúcar, que pode ser substituído por adoçante e, por fim, juntei amido de milho. O amido de milho não só permitiu que a mistura não ficasse aglomerada no frasco depois de guardada, como também espessou a bebida, sem afetar minimamente o sabor.

Relembro que esta semana está a decorrer um passatempo, tanto na página de Facebook como de Instagram, onde poderão ganhar uma cópia do meu livro assinada, e alguns produtos alimentares de marcas Portuguesas que vão desde chocolate de alfarroba, a ervas aromáticas e condimentos.

Por fim, desejo-vos a todos um Natal muito feliz, na companhia dos que amam, e recheado de petiscos deliciosos e com compaixão! 🙂


Preparado de chocolate quente em pó

60g de chocolate (teor de cacau ≥ 70%)
55g de cacau em pó
¼ chávena (50g) de açúcar (ou adoçante)
1 colher de sopa de amido de milho
Uma pitada de sal (< ¼ colher de chá)

Procedimento:
1. Pique o chocolate, coloque-o numa taça e leve-o ao congelador durante cerca de 10 minutos.
2. Coloque o chocolate no processador de alimentos e pique-o. Adicione o cacau, açúcar, amido de milho e sal. Triture até a mistura estar bem moída e homogénea.
3. Transfira o preparado em pó para um recipiente limpo. Guarde o chocolate em pó num ambiente seco, à temperatura ambiente, e consuma até ao fim de 3 meses.

 

Modo de preparação do preparado de chocolate quente:

1. Aquecer cerca de 1 chávena (240mL) de bebida vegetal quase até levantar fervura (numa panela pequena no fogão, ou, numa chávena no micro-ondas).
2. Adicionar 1 a 2 colheres de sopa do preparado e mexer bem durante 1 minuto, até obter um chocolate quente cremoso.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Receitas que merecem destaque