Pudim de lima e abacaxi

Pudim de lima e abacaxi

sobremesased-amine-

Sobremesas & doces

Pudim de lima e abacaxi

Abacaxi, Anis, Cajús, Gengibre, Leite de coco, Lima, Menta,
Dificuldade
7
2 Setembro, 2016
/
10

Uma das razões que me impede de publicar receitas com a mesma frequência, prende-se com uma novidade que vos tenho omitido nos últimos meses, que é a publicação de um livro. Para além da conceção do livro, estou também envolvida em alguns projetos fora do espectro do blog, de âmbito profissional, que também me têm consumido algum tempo, mas que espero conseguir conciliar da melhor forma e, ainda assim, trazer-vos um livro inovador, com receitas facilmente colocadas em prática no dia-a-dia, e informação objetiva e de fácil compreensão pelo público em geral. Não vos posso adiantar mais informações neste momento, para além do facto de que a publicação do livro será em 2017.

Compassionate Cuisine - Receitas vegetarianas - Pudim de Lima e Abacaxi

Relativamente à receita que vos partilho hoje, vou pressupor que sobremesas frescas ainda serão bem aceites por estes dias e, por isso, vou partilhar convosco a sobremesa que fiz no último workshop que tive oportunidade de realizar. Trata-se de um pudim simples que combina os sabores frescos da lima e o abacaxi, picante do gengibre, e o aroma delicioso do anis estrelado. A base deste pudim, leve, e de sabor a coco, resultou da adição do espessante agar, sendo que, já não é a primeira vez que utilizo por aqui este ingrediente mas, só agora consegui compreender melhor o sua utilização na culinária vegetariana.

O agar, um produto derivado de algumas espécies de algas vermelhas, é frequentemente utilizado no âmbito da culinária na substituição da gelatina.
Pode ser encontrado comercialmente em pó ou em flocos, sendo que a sua utilização difere consoante a apresentação. O agar em flocos deve ser adicionado a líquidos quentes, para ocorrer a dissolução do mesmo, enquanto o agar em pó pode ser dissolvido em líquidos frios. O líquido deve ser, posteriormente, levado à fervura. Em receitas que utilizem gelatina, o agar em pó pode substituir este ingrediente, na mesma proporção. No entanto, o mesmo não acontece com o agar em flocos, onde devem ser utilizadas 2 colheres de sopa, por cada colher de chá de agar em pó.
O agar é um bom espessante, e não requer a refrigeração para a firmeza desejada da nossa sobremesa. No entanto, o resultado pode ser ligeiramente opaco, e menos claro do que a gelatina. A firmeza do gel é influencia pela concentração, tempo, pH e conteúdo em açúcares, assim, a diminuição do pH, e um maior conteúdo em açúcares vão levar à formação de uma textura menos coesa, explicando a minha dificuldade em conseguir chegar a uma quantidade óptima de agar para a firmeza e textura pretendida nesta receita…

Por fim, relativamente à receita, podem utilizar outras frutas, sendo que esta base de coco e lima também resulta muito bem com manga caramelizada, por exemplo. Ou, podem omitir a lima, juntar um pouco de sumo de limão, e cobrir com uma calda de frutos vermelhos, por exemplo, assemelhando-se a uma panna cotta.
Deixo-vos agora a receita, espero que gostem!

Compassionate Cuisine - Receitas vegetarianas - Pudim de Lima e Abacaxi

Pudim de lima e abacaxi
Faz cerca de 4 taças individuais

½ colher de chá agár em pó
1 lata de leite de coco (400 mL)
1/2 colher de chá de gengibre em pó (opcional)
¼ chávena (50g) de açúcar
Sumo de 1 e ½ limas

Abacaxi caramelizado
2 rodelas de abacaxi, descascadas, e cortadas em pedacinhos
1 estrela de anis
Sumo de ½ lima
2 colheres de sopa de xarope de ácer ou de arroz, ou açúcar

Numa panela pequena, envolva o leite de coco, com o açúcar, agár e sumo de lima. Leve a ferver em lume médio, mexendo frequentemente. Assim que começar a ferver, mantenha a fervura durante 1 a 2 minutos, mexendo sempre, (desta forma, vamos garantir que o agár ficará estável aquando do arrefecimento da sobremesa). Retire do lume, e divida a mistura em taças individuais. Deixe arrefecer completamente, e leve ao frigorífico pelo menos 2 horas, até o pudim ficar bem firme.
Enquanto os pudins arrefecem, numa frigideira, coloque os pedacinhos de abacaxi, o anis estrelado, o sumo de lima, e o xarope. Deixe cozer cerca de 8 a 10 minutos, até os pedacinhos de abacaxi ficarem macios. Como o abacaxi liberta poucos sucos durante a sua confeção, poderá ser necessária a adição de algumas colheres de sopa de água, para prevenir que este se cole à frigideira.
Coloque o abacaxi nos pudins de lima já solidificados, e sirva com alguns cajus ou pistácios tostados e picados, e folhas de hortelã-menta picadinhas.

Compassionate Cuisine - Receitas vegetarianas - Pudim de Lima e Abacaxi

    • 03 Setembro 2016 / 21:19

      Que boa notícia Márcia, parabéns!! Fico ansiosamente à espera do livro que vai ser lindo e delicioso com toda a certeza!! 🙂
      E essa receita já me deixou de água na boca!!!

      Grande beijinho

    • 06 Setembro 2016 / 21:36

      Muitos parabéns pelo livro, que ótimas novidades! Gostei da sugestão de receita, fresquinho e guloso 😛 beijinho

      • 07 Setembro 2016 / 9:59

        Obrigada pelo teu comentário, ainda bem que gostaste desta receita. 🙂
        Beijinho

    • 15 Setembro 2016 / 13:57

      Humm… Que boa conjugação de sabores. Um pudim fresco e apetitoso!!
      Beijinho!!!

      Bimby & SAbores da Vida

    • 14 Novembro 2016 / 14:13

      Conheci o blog há pouco tempo. Mas depois de ter experimentado ocaril de grão de bico com abobora fiquei rendida.
      Sou sem dúvida uma leitora que vai comprar um livro.
      Excelente trabalho e obrigada, porque já percebi que me vai ajudar com muitos jantares e pequenos almoços, em especial agora que ando a fugir de tudo o que são laticinios.

    • Dulce
      06 Dezembro 2016 / 17:51

      Prometi a mim própria que não comprava mais nenhum livro de cozinha. Mas se a Márcia está a escrever um livro, tenho mesmo que o ter! Sou duas fã desde o primeiro dia
      Aguardo ansiosa
      Dulce

    • 26 Dezembro 2016 / 2:17

      Marcia
      Teu blog é maravilhoso.
      Cozinho muito pouco e gosto muito de vegetais, e suas receitas são uma inspiração para ir a cozinha e preparar algo.
      Este pudim parece saboroso!
      Obrigada

      • 26 Dezembro 2016 / 17:05

        Muito obrigada pelo comentário Telma! Fico contente por saber que as minhas receitas a inspiram! 😉

    • 07 Março 2017 / 17:35

      Muito bom seu blog…adorei bjs

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Receitas que merecem destaque