
Queques de abóbora com cobertura de caju e baunilha
Sobremesas & doces
Queques de abóbora com cobertura de caju e baunilha
Há alguns meses que não vos partilhava uma receita com queques. Depois organizar a nova página das receitas no blogue, deparei-me com estes queques de cenoura, e fiquei imediatamente com vontade de os repetir estes dias. Mas antes de repetir a receita lembrei-me das abóboras que ainda tinha por casa, e apercebi-me que não poderia deixar de vos partilhar uma receita doce com abóbora em pleno outono. E por isso desta vez partilho-vos queques de abóbora, que até são bastante fofinhos, doces e até aromáticos pelas especiarias que adiciono, tais como a canela e o gengibre, mas, se quiserem, juntem também uma pitada de noz-moscada e cravinho em pó, para dar aquele leve aroma às celebrações natalícias que se aproximam rapidamente.
Servi os queques com um creme de caju e baunilha, mas é opcional. Gosto de cobrir os queques de abóbora com este creme, porque não só os sabores da baunilha, abóbora e especiarias resultam muito bem, como a combinação de texturas fica ainda melhor, quando o creme é bem preparado. E por isso o creme amacia o queque e derrete-se na boca a cada dentada.
Se por acaso experimentarem o creme, tenham alguma paciência durante a execução, pois caso o vosso processador de alimentos ou liquidificador não seja muito potente, ou seja demasiado grande para este volume, poderão levar algum tempo até atingir um creme perfeito, pronto a refrigerar e a bater.
Queques de abóbora com cobertura de caju e baunilha (vegan)
Faz 12 queques
1 colher de sopa de sementes de linhaça moídas + 3 colheres de sopa de água
½ chávena (110g) de puré de abóbora
1 chávena (240ml) de bebida de soja, amêndoa, arroz (…) + 1 colher de sopa de sumo de limão
½ chávena (90g) de açúcar de coco (ou qualquer outro adoçante de sua preferência, eu usei um pouco menos de ½ chávena)
2 colheres de sopa de óleo de coco (ou outra gordura, azeite também resulta bem nesta receita)
1 colher de chá de fermento químico em pó (baking powder)
½ colher de chá de bicarbonato de sódio
¼ colher de chá de sal
1 colher de chá de canela
½ colher de chá de gengibre em pó
¾ chávena (90 g) de farinha de espelta integral (ou de trigo)
¾ chávena (90 g) farinha de espelta
Pré-aqueça o forno a 175ºC graus, e coloque em formas adequadas para queques, papel vegetal, ou formas plissadas.
Junte a linhaça moída à água numa taça, e mexa muito bem, até ficar com uma textura viscosa, e deixe repousar uns 5 minutos. Junte a bebida de soja (ou outra), açúcar de coco, óleo, purê de abóbora, extrato de baunilha e mexa bem. Em seguida, adicione sal, bicarbonato de sódio, fermento químico, canela, gengibre, e misture bem. Peneire as farinhas e junte à mistura preparada, envolvendo tudo.
Coloque a mistura nas formas previamente revestidas com o papel. Leve ao forno durante 26-28 minutos, ou até inserir um palito no centro de um queque e este sair limpo.
Retire os queques do forno, e deixe repousar 5 minutos antes de os retirar das formas. Depois de deixar arrefecer completamente, sirva os queques com a cobertura de caju e baunilha, e avelãs picadas.
Cobertura de caju e baunilha
½ chávena (70g) de cajus, cru, sem sal, demolhados durante a noite
2 ½ colheres de sopa de óleo de coco, derretido
1 ½ colheres de sopa de maple syrup ou geleia de arroz
3 colheres de sopa de bebida de soja ou amêndoa
½ colher de chá de extrato de baunilha
Escorra bem a água onde demolhou o caju.
Coloque os cajus demolhados e todos os ingredientes acima mencionados num liquidificador ou processador de alimentos. Triture durante 5 a 10 minutos, até obter um creme homogêneo. Transfira o creme para uma tigela e leve ao congelador uns 30 minutos. Retire a taça do congelador e mexa bem o creme com uma batedeira elétrica ou manual. Leve novamente ao congelador 10 minutos e mexa com a batedeira. Repita este processo mais uma vez, e por fim, bata durante mais algum tempo o creme, até obter uma cobertura macia e leve, (que só é possível obter se o creme estiver frio).
Nota: Para fazer o puré de abóbora geralmente levo a abóbora ao forno cortada ao meio durante 40 minutos a uma temperatura de 175ºC, até ficar bem cozida por dentro. Depois retiro o interior macio e esmago com um garfo ou trituro no processador de alimentos. Podem encontrar neste blogueinstruções mais pormenorizadas.
Recipe in English
Pumpkin muffins with cashew vanilla frosting (vegan)
Makes 12 muffins
1 tablespoon ground flaxseeds + 3 tablespoons water
½ cup (110g) pumpkin puree
1 cup (240ml) non-dairy milk + 1 tablespoon lemon juice
½ cup (90g) coconut sugar (or any other sweetener you prefer, I used a bit less than ½ cup)
2 tablespoons coconut oil
1 teaspoon baking powder
½ teaspoon baking soda
¼ teaspoon salt
1 teaspoon cinnamon
½ teaspoon ground ginger
¾ cup (90g) whole spelt flour (or whole wheat)
¾ cup (90g) spelt flour
Preheat oven to 175ºC degrees, and line 12 muffin tin with paper liners.
Prepare flax egg by mixing flax meal and water in a bowl – let sit for 5 minutes. Add non-dairy milk, coconut sugar, oil, pumpkin puree and vanilla extract and stir. Then add salt, baking soda, baking powder, ginger, cinnamon and whisk. Sift flours over wet ingredients and stir.
Spoon into paper-lined muffin tins. Bake for 26-28 minutes, or until a toothpick inserted into the center comes out clean.
Remove muffins from the oven and let rest in the pan for 5 minutes, then remove the muffin tins to cool completely.
Serve with cashew vanilla frosting and chopped hazelnuts.
Cashew vanilla frosting
½ cup (70g) raw, unsalted cashews, covered in water and soaked overnight
2 ½ tablespoons coconut oil, melted
1 ½ tablespoons maple syrup
3 tablespoons non-dairy milk
½ tsp vanilla extract
Drain and rinse cashews.
Place in a blender or food processor, along with remaining frosting ingredients. Blend until smooth and creamy. Transfer to a bowl and freeze for 30 minutes. Take frosting out of the freezer and whip with a whisk or hand mixer. Freeze again for 10 minutes and whip again. Repeat this process one more time and whip a final time. The frosting should be fluffy and light.
Outras Receitas que merecem destaque

Pasta de grão-de-bico + Como fazer maionese vegetal

Assado de lentilhas e alheira com chalotas

Adorei estes queques! Costumo usar as especiarias nuns queques que faço de maçã – elevam todo o sabor a algo de espectacular.
Quero muito muito fazer esta receita 🙂
Ficaram lindos e super deliciosos! Adorei a sugestão.
Beijinho!
Amélia
Como faz o puré da abóbora ou melhor que prepara?
Geralmente levo a abóbora ao forno cortada ao meio durante 40 minutos a uma temperatura de 175ºC, até ficar bem cozida por dentro. Depois retiro o interior macio e esmago com um garfo ou trituro no processador de alimentos.
Podes ver esta receita de outro blogue para instruções mais pormenorizadas: http://nemacreditoqueesaudavel.blogspot.pt/2012/10/pure-de-abobora.html 🙂
Geralmente levo a abóbora ao forno cortada ao meio durante 40 minutos a uma temperatura de 175ºC, até ficar bem cozida por dentro. Depois retiro o interior macio e esmago com um garfo ou trituro no processador de alimentos.
Podes ver esta receita de outro blogue para instruções mais pormenorizadas: http://nemacreditoqueesaudavel.blogspot.pt/2012/10/pure-de-abobora.html 🙂
Excelente!
Excelente!
Gosto sempre tanto de aqui vir e ver as coisas boas que cozinhas.
Fico sempre cheia de fome! Foi o caso de hoje ao ver estes muffins lindos, com a abóbora e as especiarias da estação. E adorei a cobertura de caju.
Um beijinho.
Olá Márcia,
Como fã incondicional de abóbora vou ter de experimentar estes queques e apesar de por norma dispensar a cobertura, esta do caju já me espicaçou a gula, por isso não escapa. Os cajus são o meu recente vício, desaparecem da despensa num instante 🙂
Beijinhos
Olá Márcia,
Como fã incondicional de abóbora vou ter de experimentar estes queques e apesar de por norma dispensar a cobertura, esta do caju já me espicaçou a gula, por isso não escapa. Os cajus são o meu recente vício, desaparecem da despensa num instante 🙂
Beijinhos
Parabens pelas receitas ! gostaria muito d e recebe las por email. muito grata. Vera
Muito obrigada Vera 🙂 Basta colocar o seu e-mail na caixa debaixo da parte que diz “Segue o blogue via e-mail” e clica em subscrever 🙂
São dos meus preferidos! Vou experimentar a tua receita 🙂
Beijinho *
Muito obrigada pela receita! Podem ser usadas formas de silicone em vez das de alumínio?
Olá Margarida. Sim, podem ser usadas formas de silicone 🙂
Muito obrigada pela receita! Podem ser usadas formas de silicone em vez das de alumínio?
Olá, Márcia! Onde encontra o óleo de coco? Já procurem em supermercados mas não encontro. Obrigada desde já pela atenção.