Quesadillas de feijão preto e pimento

Quesadillas de feijão preto e pimento

Pratos principais eacompanhamentosed-amine-

Pratos Principais & Acompanhamento

Quesadillas de feijão preto e pimento

Cebola roxa, Coentros, Cominhos, Feijão preto, Laranja, Leguminosas, Limão, Manga, Pimento,
Tempo de preparação 45 minutos
Dificuldade
0
23 Setembro, 2021
/
0

Na generalidade, quando procuro reproduzir uma receita internacional, tento ser fiel aos seus ingredientes, procedimentos e características sensoriais e, alerto para as adaptações que fiz no desenvolvimento dessa receita, quer por questões nutricionais, quer pelo gosto pessoal. Neste caso, senti que estava a cometer uma delinquência culinária ao aproveitar a forma de preparação de uma quesadilla, mas omitindo a adição do queijo. Até descobrir que na Cidade do México as quesadillas podem ser preparadas sem este ingrediente, e que o nome se refere à forma de preparação; segundo o dicionário de espanhol no México, a quesadilla pode ser definida como: tortilha de milho ou trigo, dobrada ao meio e recheada com vários alimentos (que podem ou não incluir queijo), confecionada numa comal (frigideira tipicamente utilizada para a confeção das tortilhas), ou frita.

Este prato é ideal para partilhar e, resulta bem pelo contraste do sabor fresco da lima e dos coentros, com o puré de feijão cremoso, envolvido numa tortilha crocante. É também uma receita versátil e facilmente moldável aos nossos gostos (e àquilo que temos disponível no frigorífico), podendo o pimento salteado ser substituído por outros legumes, que podem ser grelhados, assados ou em cru, cortados em cubos pequenos (para um recheio coeso na etapa de dourar a massa).

Quesadillas de feijão preto e pimento

2 porções | 45 min | Dificuldade: 1/5

Ingredientes
Para a pasta de feijão (refried beans):
½ colher de sopa de azeite
½ cebola pequena
2 dentes de alho, picados
¼ colher de chá de piripiri em pó
½ colher de chá de cominhos moídos
1 lata pequena (260 g) de feijão preto cozido, escorrido
2 a 3 colheres de sopa de água
2 colheres de sopa de coentros (ou salsa) frescos, picados
Sumo de ½ lima
Sal e pimenta preta q.b.

Para os pimentos salteados:
½ colher de sopa de azeite
½ cebola média
1 dente de alho, fatiado
1 pimento, cortado em cubos de 1 cm de largura
Sal e pimenta preta q.b.

Para fazer as Quesadillas:
½ colher de sopa de azeite
2 a 3 tortilhas de trigo ou milho
½ abacate, cortado em cubos (opcional)
Coentros (ou salsa) frescos, picados

Procedimento:
1. Para fazer a pasta de feijão: numa panela pequena, em lume médio, aqueça o azeite e salteie a cebola durante 5 minutos, até ficar macia. Junte o alho e as especiarias. Deixe cozer, mexendo frequentemente, até serem libertados os aromas das especiarias, cerca de 30 segundos. Junte o feijão preto e a água; envolva, tape a panela, e deixe cozer cerca de 5 minutos. Reduza o lume e, com a parte de trás da colher, esmague cerca de metade do feijão, até ficar com uma consistência adequada para ser aplicado nas tortilhas. Se quiser que o estufado de feijão perca mais algum líquido, deixe cozer (com a panela destapada), pelo menos mais 3 minutos. Por fim, retire do lume e envolva os coentros frescos e o sumo de lima. Prove, e junte mais sal, pimenta ou sumo de lima se necessário. Reserve.
2. Para fazer os pimentos salteados: numa frigideira larga antiaderente, aqueça o azeite e junte a cebola, o pimento e o alho; mexa frequentemente, e salteie até a cebola ficar translúcida, e o pimento cozido, cerca de 8 minutos. Se necessário, adicione um pouco de água. Tempere com uma pitada de sal e pimenta preta a gosto. Reserve.
3. Para preparar as quesadillas: espalhe a pasta de feijão sobre metade da tortilha (como na fotografia) e cubra com os legumes salteados, o abacate cortado em cubos pequenos, e mais coentros; “feche” a tortilha com a metade que ficou por rechear – procurando selar as extremidades pressionando ligeiramente – e, unte a face exterior da tortilha com um pouco de azeite. (Gosto de dobrar a tortilha sobre si – relativamente a colocar uma segunda tortilha por cima do recheio – porque acho que é mais fácil virá-la durante a confeção.)
4. Numa frigideira antiaderente, coloque 2 tortilhas recheadas, e deixe fritar até a massa dourar, cerca de 2 minutos. Vire a tortilha, e deixe cozer mais 2 minutos.
5. Sirva imediatamente, acompanhado de algum molho ou, uma salada fresca, como o ceviche que proponho em baixo.

Notas:
1. Depois de rechear a tortilha com a pasta de feijão e os pimentos, pode juntar queijo ou, se preferir, as suas alternativas vegetais (que não são propriamente produtos que recomende, mas, pontualmente, não vejo qualquer problema…). Como variação, neste caso, acabei por utilizar abacate, porque queria uma textura mais cremosa no recheio das quesadillas; por vezes, juntamente com o abacate, também gosto de adicionar levedura nutricional (com aroma a queijo). 😉
2. Gosto de utilizar especialmente o pimento e a cebola nas quesadillas mas, podem ser utilizados outros legumes, como cogumelos, curgete, beringela em cubos (…); esta variação, com batata-doce, também me chamou à atenção.

Ceviche de manga

4 a 6 porções | 15 min | Dificuldade: 1/5

Ingredientes:
¼ cebola roxa, finamente fatiada
1 manga (madura, mas firme) descascada e cortada em cubos
2 limas
Sumo de ½ laranja
Coentros frescos picados
Sal e piripiri q.b.

Procedimento:
1. Junte uma pitada de sal à cebola roxa fatiada, e deixe demolho em água fria durante cerca de 10 minutos; escorra a água.
2. Coloque a manga, a cebola, cerca de 1 colher de sopa de coentros frescos e uma pitada de sal e piripiri numa taça. Junte o sumo das limas e da laranja; envolva e deixe marinar durante pelo menos 30 minutos no frigorífico antes de servir. Ajuste os condimentos a gosto.

Nota: Para uma versão tropical, experimente substituir o sumo de laranja por polpa de maracujá (sem sementes).

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Receitas que merecem destaque