
Quiche de cebola caramelizada
Aperitivos & snacks
Quiche de cebola caramelizada
Sei que melhores dias virão, e, talvez, quando o sol brilhar, o tempo aquecer, e as tardes se prolongarem, virá a vontade de dar um passeio pela praia, fazer um almoço entre amigos ao ar livre, ou um piquenique com o céu verde coberto de árvores numa manta de retalhos.
Enquanto o tempo ainda não permitir, não se preocupem, eu já pensei na merenda!
Aproveitei este mês, numa semana de pausa das aulas, e fui conhecer o Gerês.
Ficamos numa pequena casinha em pedra, num parque de campismo, no meio de uma serra de floresta densa. Fiquei a conhecer as maiores cascatas de água deste parque natural, os miradouros turísticos, os vales, e as colinas em pedra.
Aproveitei o ar puro, e silêncio inquietante da noite, e as paisagens que pareciam nunca deixar de surpreender. E experimentei tirar fotografias que não fossem comida. (Tenho de melhorar este aspecto)
Resolvi levar alguma comida feita por mim, e entre a fruta e saladas no saco da merenda, levei umas quiches individuais, muito parecidas com as que vos partilho hoje.
Se repararem, as quiches são vegan. Sim, quiches vegan. E não, não têm tofu.
Foram feitas com grão-de-bico demolhado e moído, uma ideia inspirada nesta fantástica omelete da Sandra Guimarães do Papacapim, um blog que me inspira sempre nas inimagináveis criações da cozinha vegan.
Juntei cebola caramelizada, mas tomate seco e manjericão também é uma das minhas combinações preferidas nesta receita.
Quiche de cebola caramelizada
(vegan)
Faz 4 mini quiches
Massa da Quiche
6 colheres de sopa (45g) de farinha de trigo
2 colheres de sopa (15g) de farinha de trigo integral
2 colheres de sopa de azeite
½ chávena (60g) de amêndoa moída
2 – 3 colheres de sopa (30-45ml) de água fria
¼ colher de chá de sal
Pré-aqueça o forno a 175ºC (350ºF).
Numa tigela média, misture a farinha, azeite, sal e a amêndoa moída. Misture bem, e adicione a água. Se a massa ainda assim estiver muito seca, adicione mais 1 colher de chá de água. Divida a massa pelas 4 tarteletes, e com os dedos, pressione a massa contra o rebordo, para formar a crosta. Pique a crosta com um garfo, e leve ao forno uns 15 minutos. (fotografia 2)
Recheio
¼ chávena (50g) de grão-de-bico cru
½ chávena (120ml) de água
2 colheres de sopa de sementes de linhaça moída
1 dente de alho
½ colher de chá de açafrão-das-índias
¼ colher de chá de sal
Ervas aromáticas secas como alecrim ou tomilho
2 cebolas médias
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de vinagre balsâmico
No dia anterior, demolhe o grão em água abundante.
No dia em que preparar a receita, comece por saltear a cebola em rodelas em azeite, até caramelizar. Leva cerca de 20-30 minutos. Se necessário, junte umas colherzinhas de chá de água. Tempere com uma pitada de sal e com o vinagre balsâmico. (1)
No processador de alimentos, triture o grão juntamente com a água, linhaça, alho, açafrão, sal e ervas aromáticas, até obter uma pasta cremosa. Este processo pode demorar alguns minutos até obter a consistência certa. (3)
Junte a cebola caramelizada ao recheio do grão, e divida pelas formas com a massa previamente cozida.
Leve as quiches ao forno durante cerca de 20 minutos, a 175ºC.
Sirva com uma boa salada.
Recipe in English
Caramelized onion quiche
(vegan)
Makes 4 mini quiches
Crust
6 tablespoons (45g) plain flour
2 tablespoons (15g) whole wheat flour
2 tablespoons olive oil
½ cup (60g) ground almonds
2-3 tablespoons (30 – 45ml) cold water
¼ teaspoon salt tea
Preheat oven to 175ºC (350ºF).
In a medium bowl, combine flours, olive oil, salt and almond meal. Stir to combine. Add water and mix. If dough too dry, add more water one teaspoon at a time. Pour dough into 4 small tartlet pans and press to make crust. Pick crust with fork and bake for 15 minutes.
Filling
¼ cup (50g) raw chickpeas
½ cup (120ml) water
2 tablespoons ground flax seeds
1 garlic clove
½ teaspoon turmeric
¼ teaspoon sea salt
Dried herbs such as rosemary or thyme
2 medium onions
2 tablespoons olive oil
1 teaspoon balsamic vinegar
Soak chickpeas overnight in plenty of water.
Start by sautéing the onion slices in olive oil until caramelized. It takes about 20-30 minutes. If necessary, add a few teaspoons of water. Season with a pinch of salt and balsamic vinegar.
In a food processor, blend the chickpeas with water, flaxseed, garlic, turmeric, salt and dried herbs, and blend until smooth.
Add the caramelized onions to the chickpea filling. Pour the filling into each prepared crust. Bake the mini quiches in the oven for about 20 minutes at 175°C.
Serve as an entrée or as an appetizer with a nice salad.
Sou louca pelo Gerês, vou quase todos os anos para lá. Agora puseste-me a sonhar com as caminhadas feitas pela serra 🙂
Essas quiches parecem-me o lanche perfeito!
bj
sara
Adorei a ideia quero mesmo muito experimentar apesar de não ser a maior fã de grão.
ola Marcia, se eu ja tiver farinha de grao em casa (gram flour), posso utilizar em vez de demolhar o grao e tritura-lo? obrigado
Sim, o objectivo era recriar essa técnica! Mas não sei bem que quantidade de farinha de grão tem de adicionar neste caso…
Márcia, as fotos do Gerês ficaram muito bonitas 🙂 também já lá estive, é uma bela zona do nosso país!
E uma vez que não tenho o hábito de postar, aproveito este post para agradecer a partilha de conhecimento que este blogue proporciona! Venho cá várias vezes, à procura de ideias para o cardápio semanal (tenho o hábito de planear as refeições para me certificar que nenhum ingrediente falta e não há improvisos menos saudáveis) e devo dizer que já fiz o rancho vegetariano, o estufado marroquino de grão-de-bico, o feijão vermelho picante (delicioso!!) e tenho outras em lista de espera… Descobri novos sabores, melhorei os meus hábitos alimentares e recuperei alguns bons hábitos que tinha, mas que por algum motivo foram esquecidos! 🙂
Continuação de bom trabalho! 🙂
Olá Isa, muito obrigada pelo teu comentário! Fico muito contente por saber que gostaste das receitas, e por isso espero que continues a seguir o blog! 🙂
Adoro o omelete da Sandra! Vocês duas são minhas musas da cozinha saudável, haha. 🙂 Quero tentar essa receita, mas será que dá pra fazer a massa só com farinha de trigo integral?
Substituir a farinha de trigo normal por integral? Sim, claro que podes substituir 😉
Que boas recordações do Gerês me trouxeste com essas fotos, principalmente da cascata, já passei momentos muito felizes por lá 🙂
Por falar em piqueniques, está nos nossos planos um para este fim de semana no Serralves em festa, e estas tuas tartes são uma opção fantástica, pois nós somos fãs de grão de bico. Já experimentei as tuas tartes de massa filo de tofu e espinafres, em versão tarte grande pois é mais rápida, e foi um sucesso, até os pequenos gostaram muito!
Beijinhos e obrigada por partilhas fantásticas
Márcia se gostou do Gerês então vai amar os Açores! São Miguel é uma ilha linda e muito boa de se viver. Podia fazer as suas receitas fantásticas com uma inspiração açoriana. Muito obrigada por mais uma receita que parece no mínimo deliciosa, vou experimentar sem dúvida!
Por ser mais prático uso sempre grão enlatado. Big mistake?
estou encantada a passear aqui neste teu cantinho que só agora conheci!
esta receita vai já para o meu caderninho para experimentar!!!
estamos há algum tempo a planear uma ida ao gerês com os miúdos e eles adoram água…posso saber em que local tiraste a foto do lago? da pequena cascata que aparece?? pode-se tomar banho?
obrigada e um beijinho!
Márcia adorei as quiches, mas o que me cativou mesmo foi a massa delas. Ah e claro, essas fotos sempre lindas.
Grande beijinho
Bom dia, Márcia. Fiquei com uma dúvida sobre a receita: o creme do recheio é feito com o grão de bico ainda cru? Obrigada.
Sim, é cru 🙂