Rolinhos de Beringela e Quinoa + a minha versão de “Mozzarella”

Rolinhos de Beringela e Quinoa + a minha versão de “Mozzarella”

Pratos principais eacompanhamentosed-amine-

Pratos Principais & Acompanhamento

Rolinhos de Beringela e Quinoa + a minha versão de “Mozzarella”

Amêndoas, Beringela, Manjericão, Quinoa, Tomate,
Dificuldade
0
26 Agosto, 2015
/
7

Acho que o que melhor tem a culinária é que nunca me deixa de surpreender. Quem diria que é possível fazer em casa bolinhas semelhantes a queijinhos, quase como bolas de Mozzarella? É claro que o sabor é diferente, e a textura, mas gosto da sua semelhança e uso na criação de novos pratos, e de um novo desafio na cozinha.
Sabem que eu não sou muito de recriar pratos ou produtos tradicionais, e acho que a culinária vegetal não precisa deles nem de produtos processados para saber bem, ou simplesmente para ser mais apelativa ao público em geral. Mas às vezes com ingredientes vegetais simples fazemos as coisas mais curiosas, e adoro a ideia de criar com poucos ingredientes, pratos novos, com sabores ou texturas conhecidos ou nunca antes explorados, e é o que me faz querer continuar a cozinhar e a experimentar.

E a minha sugestão para servir esta “mozzarella” é como recheio de rolinhos de beringela. Em plena época deste vegetal, decidi grelhá-lo em fatias longitudinais, e recheá-las com quinoa, cobrir com molho de tomate e levar ao forno (para o “queijo” amolecer um bocadinho). O resultado final é uma entrada ou acompanhamento leve mas bastante aromático, e com texturas diferentes da beringela crocante e da quinoa macia, envolvidos em molho de tomate.

Relativamente ao recheio dos rolinhos, apenas enriqueci a quinoa com folhas de manjericão, a tal “mozzarella”, limão, alho, sal e pimenta preta. Se por acaso não quiserem experimentar este queijo vegano, porque exige algum tempo e trabalho, podem também substituir por tomate seco ou algumas azeitonas picadinhas, para dar mais sabor ao recheio. Também podem substituir a beringela por curgete, se preferirem, porque também é possível fazer rolinhos óptimos depois de grelhar este vegetal, e a quinoa pode facilmente ser substituída por outro cereal ou até mesmo por lentilhas.

Rolinhos de beringela e quinoa com molho de tomate

Molho de tomate

2 beringelas
1 colher de sopa de azeite

60g quinoa
160ml de água
1 mão-cheia de folhas de manjericão, picadas
1 dente de alho pequeno, picado
2 bolas de “mozzarella" cortada em fatias ou cubos (feita a partir da receita indicada mais abaixo)
Sumo e raspas de ¼ de um limão
Sal marinho e pimenta preta a gosto

Comece por fazer o molho de tomate (pode encontrar a receita aqui).
Corte em fatias longitudinais a beringela, pincele com azeite em ambos os lados, e tempere com sal e pimenta preta. Coloque num grelhador, e grelhe cerca de 3 minutos de cada lado (o suficiente para a beringela amolecer, para fazer os rolinhos).
Lave a quinoa numa peneira com água. Escorra bem, coloque-a numa panela e adicione ml de água. Leve a ferver. Assim que começar a ferver, reduza o lume e deixe cozer mais 10-15 minutos. Retire do lume, tape a panela e deixe a quinoa repousar mais 10 minutos.
Coloque a quinoa cozida numa taça. Adicione todos os ingredientes do recheio.
Coloque uma a duas colheres de sopa do recheio em cada fatia da beringela grelhada, e enrole. (foto 4) Coloque os rolinhos numa assadeira e cubra com o molho de tomate. Leve ao forno uns 15 a 20 minutos a 180ºC.
Retire do forno e decore com manjericão fresco. Sirva com uma salada verde.

Mozzarella” vegana

½ chávena (125g) iogurte sem açúcar (pode ser de soja, coco ...)
½ chávena (80g) de amêndoas cruas, demolhadas em água durante 4-8 horas
90ml de água
½ colheres de chá de sal marinho
1 colher de sopa de amido de milho ou farinha de tapioca ou farinha de araruta
½ colher de sopa de ágar em pó

Coloque num processador de alimentos o iogurte, as amêndoas, 2 colheres de sopa (30ml) de água, sal, e triture até obter um molho cremoso e denso. Transfira este creme para uma taça, cubra com uma toalha de cozinha, e deixe repousar cerca de 12 a 24 horas. Misture a farinha de tapioca ou amido.
Misture numa panela pequena o ágar e 1/4 chávena (60ml) de água. Leve a ferver, e mantenha a ebulição durante 2 a 3 minutos. Junte a mistura do iogurte e envolva com uma vara. (foto 1) Continue a cozer em lume médio, mexendo frequentemente com uma colher, até obter um creme brilhante.
Prepare uma taça grande de água gelada. Com o auxílio de uma colher de bolas de gelado, coloque bolas do creme preparado no banho de água gelada, e deixe repousar cerca de 20 minutos até ficarem bem firmes. (foto 2)

Recipe in English

Grilled eggplant rolls with tomato sauce

Tomato sauce

2 eggplants
1 tablespoon olive oil

1/3 cup (60g) quinoa
160ml water
1 handful basil leaves, finely chopped (plus extra for garnish)
1 small garlic clove, finely chopped
2 “mozzarella balls” - from the recipe on the bottom – cut into slices or cubes
Juice and zest from ¼ lemon
Sea salt and ground black pepper

Make the tomato sauce.
Slice eggplants lengthwise into thin slices, and brush lightly with olive oil on both sides, and season with salt and black pepper. Place on a grill, and cook for 3 minutes on each side.
Rinse quinoa in a sieve with water. Drain well then place it in a saucepan and add water. Bring to a boil. Reduce the heat and simmer for 10-15 minutes. Remove from the heat and set aside covered for further 10 minutes.
Place the cooked quinoa in a bowl. Add all the filling ingredients.
Add a tablespoon of filling to each eggplant slice and roll. Place the rolls in a baking dish and cover with tomato sauce. Bake for 15 to 20 minutes at 180ºC.
Remove from the oven and garnish with fresh basil. Serve with a green salad.

Vegan "Mozzarella"

½ cup (125g) plain, unsweetened yogurt (it can be soy, coconut…)
½ cup (80g) raw almonds, soaked in water for 4–8 hours
90ml water
½ teaspoons sea salt
1 tablespoon cornstarch or tapioca flour
½ tablespoon agar powder

Combine the yogurt, almonds, 2 tablespoons (30ml) of water and salt in a blender, and process until creamy. Transfer to a bowl, cover loosely with a towel, and set aside for 12 to 24 hours. Whisk in the tapioca flour or cornstarch.
Combine the agar and 1/4 cup (60ml) of water in a small saucepan, and whisk together. Bring to a boil, and simmer for 2 to 3 minutes. Pour in the yogurt mixture and mix with a whisk. Continue cooking over medium heat, stirring with a spoon, until the mixture is smooth and glossy.
Prepare a large bowl of ice water. Using an ice cream scooper, drop balls of the cheese into the ice bath and let sit for 20 minutes until firm.

    • Sandra Camacho
      29 Agosto 2015 / 15:23

      Olá Márcia,

      como podemos depois conservar o “queijo”?

    • Sofia Velez
      30 Agosto 2015 / 16:26

      Olá Marcia,
      Ainda não experimentei a receita mas pelo aspeto parece deliciosa. parabéns por partilhar connosco ideias e receitas tão deliciosas e sem produtos animais. Um grande sorriso

    • 13 Setembro 2015 / 14:13

      Tenho de experimentar essa mozarella, tem óptimo aspecto e parece mesmo fácil de fazer, sempre óptimas ideias Márcia, obrigada! 🙂

      Brijinho*

    • Elisabete D.
      18 Setembro 2015 / 13:24

      Olá Márcia,
      Quando fala em substituir por tomate seco, o tomate seco de que fala é o tomate seco simples ou o tomate seco conservado em óleo? E como sugere usar? É bem mais pratico do que fazer o ”queijo”, e no corre corre do dia a dia parece-me uma ótima alternativa. Obrigada!
      Beijinho

      • 18 Setembro 2015 / 15:49

        Olá Elisabete,
        O tomate seco a que me refiro é mesmo o tomate desidratado, que habitualmente se vê conservado em óleo. No entanto também é possível encontrá-lo à venda sem ser em conserva, que é preferível.
        Beijinho

    • Bernadete Seabra
      09 Janeiro 2016 / 2:12

      Oi Márcia!
      Iniciei a pouco tempo no vegetarianismo. Suas receitas são maravilhosas, cheias de originalidade e sabor! Fico feliz que as compartilhe. Parabéns!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Receitas que merecem destaque