Rolinhos de Couve com Lentilhas, Nozes e Tomate Seco

Rolinhos de Couve com Lentilhas, Nozes e Tomate Seco

Pratos principais eacompanhamentosed-amine-

Pratos Principais & Acompanhamento

Rolinhos de Couve com Lentilhas, Nozes e Tomate Seco

Cevada, Couves, Leguminosas, Lentilhas, Limão, Nozes, Tomate seco,
Tempo de preparação 60 minutos
Dificuldade
3 Numero de Porções: Pratos principais eacompanhamentosed-amine-Pratos principais eacompanhamentosed-amine-Pratos principais eacompanhamentosed-amine-
2
27 Março, 2015
/
8

Desta vez partilho-vos rolinhos de couve com lentilhas, nozes, tomate seco, cevadinha, e ervas aromáticas com molho de tomate. Já era altura de aparecer por aqui uma receita mais caseirinha, de conforto, porque vai ao forno.
A primeira vez que fiz esta receita foi esta semana, mas tenho a certeza que vou fazer bem mais vezes, provavelmente ao almoço calmo e demorado de domingo. E, como os dias estão a aquecer, sugiro que sirvam com curgete e beringela grelhadas, a par de uma salada de rúcula, vinagre balsâmico, tomate e azeitonas. Nada como associar o prazer de comer às nossas origens mediterrâneas.

Não sei bem como é que esta ideia surgiu, mas algures entre os meus recheios preferidos para a maioria das confecções, estão as lentilhas. Para lhes dar algum sabor, juntei ervas aromáticas, tomate seco e limão, a par de algumas especiarias, para que não sobressaísse apenas o sabor da couve. Felizmente um molho de tomate tradicional também ajuda, e fica sempre bem nestes pratos de vegetais que vão ao forno.

Por fim, sejam criativos na preparação do recheio, e também podem usar outros tipos de couve. Se necessário, cortem um pouco o talo da couve (longitudinalmente) para que seja mais fácil de enrolar posteriormente.

Rolinhos de couve com lentilhas, nozes e tomate seco

Serve 2 a 3

Molho de tomate, desta receita

8 folhas exteriores de couve lombarda
1/2 chávena (100g) lentilhas castanhas (ou verdes), demolhadas
20g de cevadinha
1 colher de sopa de azeite
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1/4 chávena (30g) nozes, picadinhas
6 metades de tomate seco, previamente hidratadas
Raspa fina de 1 limão
1 molho de salsa picada, e 5 folhas de manjericão, picadinhas
1/4 colher de chá de piripiri
1/2 colher de chá de coentros em pó
Uma pitada de sal e pimenta preta

Prepare previamente o molho de tomate.
Comece aquecer as lentilhas numa panela com água abundante, e leve a ferver. Deixe ferver cerca de 5 minutos e junte a cevadinha. Reduza o lume e deixe cozer cerca de 15-20 minutos, e tempere com um pouco de sal no final da cozedura.
Aqueça o azeite numa panela pequena, junte a cebola e deixe-a alourar em lume brando Junte o alho, o piripiri, coentros, nozes e tomate seco. Salteie o recheio durante alguns minutos, e envolva por fim as lentilhas, a cevadinha, a raspa de limão e as ervas aromáticas. Ajuste os temperos a gosto.
Leve ao lume uma panela de água com um pouco de sal até levantar fervura e escalde as folhas de couve durante 2 ou 3 minutos. Escorra e passe por água fria, e depois seque as folhas de couve com um pano de cozinha.
Disponha as folhas de couve escaldadas numa superfície, e coloque 2 colheres de sopa de recheio no centro de cada folha, dobre os lados para cima e enrole-as a partir da ponta do talo, de modo a fazer 8 rolos.
Coloque algumas colheres de sopa do molho de tomate na base da assadeira, coloque os rolinhos de couve, e cubra novamente com molho de tomate, um fio de azeite e uma pitada de pimenta preta.
Leve ao forno cerca de 25 a 30 minutos, num forno pré-aquecido a 180ºC.

Recipe in English

Lentil, walnut, dried tomato stuffed cabbage rolls
Serves 2 to 3

Tomato sauce, from this recipe

8 cabbage leaves
1/2 cup (100g) brown lentils (soaked overnight)
20g barley
1 onion, chopped
1 tablespoon olive oil
2 cloves of garlic, minced
6 dried tomatoes, previously soaked
1/4 cup (30g) chopped walnuts
1 sprig of parsley and 5 basil leaves
grated rind of one lemon
1/4 teaspoon dried chilli
1/2 teaspoon ground coriander seeds

Make the tomato sauce.
To make the filling, bring the lentils to boil in a small saucepan. Simmer about 5 minutes and add the pearl barley. Reduce heat and simmer about 15-20 minutes. Season with a little salt before turning off the heat.
Heat the oil in a small frying pan, add the onion and cook over low heat until it is tender. Add the garlic, dried tomato, walnuts, chilli and ground coriander. Cook for a few minutes and add the cooked lentils, barley, lemon zest, herbs. Season with salt and pepper and adjust seasoning to taste.
Remove the thickest part of the coasts of the cabbage leaves with a vegetable peeler. Bring to boil a pot of salted water and cook for about 2 to 3 minutes the cabbage leaves. Put them under cold water and dry with a towel.
Arrange the cabbage leaves on a clean, pour 2 tablespoons of the filling in the center, close the sides of cabbage leaves and roll inwards starting from the stem.
Pour a few tablespoons of the tomato sauce on a baking dish, assemble the cabbage rolls, and add the rest of the tomato sauce over the leaves and sprinkle with pepper. Bake for about 25-30 minutes and serve.

    • 28 Março 2015 / 18:52

      É mesmo uma receita caseira e de conforto cheia de sabores que adoro 🙂 parece-me que vai ser um jantar cá de casa um dia destes! 😉

      Beijinho*

    • Ana
      13 Abril 2015 / 18:27

      Olá Márcia,

      Experimentei esta receita e ficou uma delicia!! Muito obrigada:)
      O molho de tomate fi-lo à minha maneira, pois não consta nesta receita. Contudo, se puderes dar a tua receita, agradeço!

      Beijinhos

    • Jéssica
      26 Abril 2015 / 21:19

      Olá Márcia !

      Desde já parabéns pelo excelente blog e maravilha de receitas, nunca conseguir encontrar um blog tão completo em comida vegetariana.

      Fiquei com uma dúvida em relação à alimentação vegetariana que fazes,
      tu apenas cozinhas legumes, vegetais, cereais etc ou usas regularmente seitan, tofu,
      soja texturizada e tempeh?

      Existe alguma forma de substituir estas carnes vegetarianas?

      Obrigada, bj (:

      • 26 Abril 2015 / 22:30

        Olá Jéssica,

        Uso alguns produtos fermentados de soja, como o tempeh, ocasionalmente como tofu e seitan, e muito raramente consumo soja texturizada (talvez apenas em convívios…).
        Dou mais ênfase às leguminosas e vegetais nas minhas refeições.

        Sugiro a leitura do artigo nos separadores com o nome de “Proteína” para encontrar outras fontes vegetais de proteína, para além das que referiu.

        Beijinho

    • Catarina Leite
      18 Novembro 2015 / 14:36

      Olá Márcia, eu lentilhas só aprecio mais as vermelhas, porque são descascadas, em todas as receitas com lentilhas posso fazer sempre com as vermelhas? Obrigada*

      • 18 Novembro 2015 / 19:15

        Olá Catarina,
        Sim, pode usar as vermelhas nesta receita, mas tenha em atenção a quantidade de água que adiciona para as cozer, e o tempo, para não ficarem empapadas. 🙂

    • Eliane Otth
      16 Fevereiro 2016 / 12:11

      Adorei a receita. Abrasileirei um pouquinho, acrescentando uma colherinha de requeijao ao recheio e fiz com folhas de acelga. Parabéns pelo blog. Abraço

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Receitas que merecem destaque