
Rosca de Abóbora e Chocolate
Sobremesas & doces
Rosca de Abóbora e Chocolate
Já faz parte da tradição deixar-vos uma sobremesa para a quadra. Relembro que nos anos anteriores deixei-vos este Bolo de abóbora marmoreado, e esta Tarte, também de abóbora. Foram ambos um sucesso por cá, e, este ano, para não quebrar esta tendência, partilho-vos mais um doce com abóbora, mas desta vez, trata-se de uma espécie de pão doce, em forma de rosca, recheado com um creme de figos e cacau.
Vou ser sincera, não tenho tido muitas ideias para sobremesas, mas tencionava deixar-vos um doce adequada à quadra. Pensei no pão doce, que há anos desejava experimentar fazer em casa. É daqueles doces intemporais que se come em qualquer altura do ano… Não acham? E, por cá, tem presença obrigatória em todas as festividades, menos no Natal, que perde o lugar para o Bolo-rei. Então, pegando na mais simples das receitas de pão doce, juntei a abóbora e a canela, para dar um sabor mais especial à massa. Em vez de o enriquecer com frutas cristalizadas, juntei alguns dos meus ingredientes predilectos nas sobremesas, os frutos gordos e o chocolate em pedacinhos. Mas, para unir a massa fofa do pão aos frutos secos crocantes, espalhei um recheio cremoso, com baunilha, abóbora, figos e cacau, para que cada dentada fosse mais rica.
Sem a adição desmesurada de açúcar e gordura, este pão doce e fofo é enriquecido pelo sabor da canela, pelo ligeiro travo a fermento, raspa de laranja e pela riqueza do chocolate.
E, agora, mãos à obra, para que, quando chegue o dia de Natal, de volta da lareira e na tranquilidade do seu lar, partilhe um pouco de felicidade.
DESEJO A TODOS OS LEITORES DO BLOG UM FELIZ NATAL!
Rosca de abóbora, figos e chocolate
Serve 12 pessoas
Massa
1 pacote de fermento de padeiro (usei 5g do desidratado instantâneo, mas podem usar 15g (2 colh. chá) de fermento de padeiro/biológico fresco)
1 chávena (240ml) de bebida de soja, arroz, aveia ou amêndoa
2 colheres de sopa de azeite
¼ colher de chá de sal marinho
Raspa de meia laranja
2 colheres de sopa de açúcar, ou xarope de arroz, ou melaço
½ chávena (120g) de puré de abóbora
3 chávenas (345g) de farinha integral
1 colher de chá de canela
80g de chocolate negro picado
80g de avelãs, nozes ou amêndoas picadas
Numa taça pequena, aqueça ligeiramente no microondas o leite ou a bebida vegetal. Assim que o líquido estiver morno, coloque o fermento, e deixe-o activar durante 10 minutos. Posteriormente, transfira para uma taça grande, e adicione 2 colheres de sopa de açúcar/xarope, 2 colheres de sopa de azeite, a raspa de laranja, o puré de abóbora, o sal, a canela, e mexa. Adicione a farinha, ½ chávena de cada vez, mexendo sempre. Assim que se tornar mais difícil mexer a massa com uma colher, transfira para uma superfície enfarinhada, e amasse-a, até forma uma bola de massa elástica.
Coloque a bola de massa numa taça grande, cubra com película aderente e coloque num local morno para levedar durante 45 minutos a 1 hora (ou até a massa duplicar de tamanho). Entretanto, prepare o recheio.
Depois da massa estar devidamente fermentada, coloque-a numa superfície enfarinhada, e estenda-a com um rolo, até formar um rectângulo fino (com cerca de ½-1 centímetro de altura). Cubra a massa estendida com o recheio, e espalhe o chocolate e os frutos gordos cortados em pedacinhos.
De um lado do rectângulo, enrole a massa, e corte o rolo longitudinalmente, de forma a obter 2 metades. Cruze sucessivamente as duas metades, fazendo uma trança, de forma a garantir que a face cortada fica voltada para cima. Transfira a trança para uma forma com papel vegetal, e, por fim, una as duas extremidades. (Vejam este vídeo se não perceberam muito bem como é que se forma a rosca. O processo é igual.)
Aqueça o forno a 180ºC. A massa pode repousar mais alguns minutos, enquanto o forno aquece. Assim que o forno estiver quente, coloque a rosca, e deixe cozer durante cerca de 30 a 40 minutos, ou até estar dourada e com uma crosta crocante. Deixe arrefecer 10 minutos antes de servir.
Recheio de chocolate, figo e nozes
½ chávena (75g) de figos secos
½ chávena (120g) de puré de abóbora
1 a 2 colheres de sopa de água
3 a 4 colheres de sopa de cacau
½ colher de chá de extracto de baunilha – opcional
Coloque os figos no processador de alimentos, juntamente com o puré de abóbora, canela, baunilha, cacau e água. Triture até obter um creme suave.
Nota: O puré de abóbora pode ser aproveitado da polpa removida da receita “Abóbora recheada de cogumelos e castanhas”. Ou, alternativamente, para obter puré de abóbora suficiente para fazer esta receita, corte a abóbora em cubos (cerca de 250g) e leve ao microondas durante cerca de 3 minutos, assim que estiver cozida, triture-a recorrendo a um processador de alimentos ou varinha mágica.
Recipe in English
Pumpkin braided wreath with figs and chocolate
Serves 12
Dough
1 instant yeast packet
1 cup (240 ml) non-dairy milk (soy, rice, oat or almond)
2 tablespoons olive oil
¼ teaspoon sea salt
Zest of half an orange
2 tablespoons sugar or rice syrup
½ cup (120g) pumpkin puree
3 cups (345g) wholemeal flour
1 teaspoon cinnamon
80g chopped dark chocolate
80g hazelnuts, walnuts or chopped almonds
In a large mixing bowl in the microwave (or in a small sauce pan over medium heat), heat the almond milk until warm, never reaching boiling. Sprinkle on yeast. Let activate for 10 minutes, then add the syrup/sugar, pumpkin puree, olive oil, salt, orange zest, cinnamon and stir. Next add in flour 1/2 cup at a time, stirring frequently. When it is too thick to stir, transfer to a lightly floured surface and knead for a minute or so until it forms a loose ball, adding flour as needed.
Place the dough in a large bowl, cover with plastic wrap and set in a warm place to rise for about 1 hour, or until doubled in size. On a lightly floured surface, roll out the dough into a thin rectangle. Spread the filling. Then top with chocolate chips and chopped hazelnuts or almonds. Roll up the dough, and use a sharp knife to slice the log in half lengthways. Twist the two strands together keeping the cut side up. Transfer the twist to a baking sheet lined with greaseproof paper and form into a ring.
Preheat oven to 180ºC. Once the oven is hot, bake the wreath for 30-40 minutes or until golden brown and crusty on the top. Let cool for at least 10 minutes before serving.
Chocolate, fig and pumpkin filling
½ cup (75g) dried figs
½ cup (120g) pumpkin puree
1-2 tablespoons water
3-4 tablespoons of cocoa powder
½ teaspoon vanilla extract – optional
Place figs in a blender with the pumpkin puree, cinnamon, vanilla, cocoa and water. Blend until completely smooth.
Outras Receitas que merecem destaque

“Omelete” de grão-de-bico, curgete e tomate-cereja

Bolinhos de couve e alho-francês

Obrigada por esta receita maravilhosa! Desejo a ti um Feliz Natal, Márcia!
Lindo!! Obrigada!! Feliz Natal do Brasil!!
Muito obrigada e um feliz natal!!
Isabel
Obrigada por compartilhar essa delícia! Melissa
http://melissalrbryar.blogspot.com.br/ Angu&Pirão e outras delícias
Obrigada por compartilhar essa delícia! Melissa
http://melissalrbryar.blogspot.com.br/ Angu&Pirão e outras delícias
Tão simples e tão bom. Já guardei a receita 🙂
http://relaxaqencaixa.blogspot.pt/
Será que me podias dizer que processador é que usas? 🙂
Olá Teresa,
O meu processador é o Kenwood FP270, que podes ver aqui: http://www.kenwoodworld.com/en-int/products/food-processors/multipro-compact/fp270-food-processor .
Não sei se este ainda existe no mercado, mas penso que já vi uma versão semelhante. Também podes encontrar processadores semelhantes das marcar Philips, Cuisinart, KitchenAid…
Obrigada Márcia 🙂 acho que já vi esse à venda!
Obrigada Márcia 🙂 acho que já vi esse à venda!
Ola Marcia gosto muito das tuas receitas, tenho aprendido imenso.
Diz me uma coisa, que maquina usas para tirar as fotos?
Cumprimentos
Olá André,
A minha máquina é a Nikon D3100, mas a lente é 50mm f/1.8G.
Cumprimentos.
Ola Marcia gosto muito das tuas receitas, tenho aprendido imenso.
Diz me uma coisa, que maquina usas para tirar as fotos?
Cumprimentos
Olá André,
A minha máquina é a Nikon D3100, mas a lente é 50mm f/1.8G.
Cumprimentos.
Olá!
Só para dizer que experimentei ontem esta receita, para um lanche com amigos que, não sendo vegetarianos nem virados para coisas integrais, gostaram muito.
Eu também gostei. (confesso que usei 3 colheres de açucar amarelo; estou agora a começar a tentar consumir menos açucar, depois de já se ter um mau hábito custa corrigir…). O recheio cheira deliciosamente e a massa é muito saciante.
Obrigada pela receita.
Obrigada pelo comentário. 🙂
Ainda bem que gostaram!
Olá Márcia,
Tem alguma receita de bolo rainha vegano e sem glúten?
Olá Olívia, não, não tenho!
Olá Márcia. Que tipo de abóbora usa na receita? E em relação à farinha, será possível usar outra farinha sem ser a integral, tipo de espelta, de amêndoa ou de aveia?
Obrigada.
Olá Sandra,
Usei abóbora-menina, e sim, pode usar farinha de espelta. A restantes não têm propriedades interessantes para a formação de uma massa coesa.
Obrigada