
Sabores de África – Estufado de amendoim e batata-doce
Pratos Principais & Acompanhamento
Sabores de África – Estufado de amendoim e batata-doce
Esta semana inspirei-me numa sopa de amendoim africana para vos trazer uma forma menos comum de fazer estufados / sopas, que é com… Manteiga de amendoim! Sim, é isso, manteiga de amendoim permite criar molhos densos, cremosos, e de sabor forte, que vão muito bem com praticamente todos os vegetais.
É um pouco irónico da minha parte falar-vos de sabores africanos quando na verdade nunca visitei este continente, mas sinto que com a ajuda de um bom livro de cozinha, alguns ingredientes e um pouco de criatividade conseguimos viajar pelos sabores multiculturais que um dia sonhamos vir a conhecer realmente. E este estufado inspirado na culinária da África Ocidental, mais precisamente numa sopa de amendoim, foi a minha forma de levar um estufado, de grão e batata-doce, a tomar outros sabores.
A receita, como poderão ver, é relativamente simples, e não combina muitas especiarias, porque o uso de especiarias é menos comum neste género de culinária, em contraste com a culinária do Norte de África, mas nem por sombras deixa de ser menos interessante. Podemos encontrar sopas e estufados de variadíssimos vegetais como okra, batata-doce, mandioca, beringela ou abóbora temperados com gengibre, algumas ervas aromáticas e malaguetas para dar sabor.
Nesta receita, não pude deixar de juntar a batata-doce, que pode ser tradicionalmente usado na sopa de amendoim, mas dada a riqueza deste estufado e deste molho, tive de juntar o grão e os espinafres para o deixar mais leve, e mais completo nutricionalmente. Se quiserem experimentar esta receita com outros vegetais, sugiro que experimentem com abóbora em cubos e couves cortadas finamente, que também fica muito bem com este molho reconfortante. O arroz é sempre um bom acompanhamento para pratos ricos como este, mas se quiserem experimentar uma versão mais tradicional, porque não optar pelo sorgo ou o millet?
Estufado de batata-doce e amendoim, Africano
3 porções | Dificuldade: 1/5 | Tempo de preparação: 30 min
Ingredientes:
3 chávenas de água (720 mL)
1 cebola pequena, picada
1 colher de sopa de gengibre fresco, picado
2 dentes de alho picados
½ colher de chá de sal
¼ colher de chá de pimenta caiena/piripiri em pó
5 colheres de sopa de manteiga de amendoim sem sal
¼ chávena de polpa de tomate
1 batata-doce, descascada e cortada em cubos
1 lata pequena (260 g) de grão-de-bico cozido
Uma mão cheia de espinafres frescos
¼ chávena (30 g) de amendoins grosseiramente picados, para guarnecer
2 colheres de sopa de salsa fresca picada
Procedimento:
1. Numa panela média, coloque a água, a cebola, o gengibre, o alho, a pimenta caiena e o sal. Cozinhe em lume médio-baixo durante 10 min, até a cebola amolecer. Adicione a manteiga de amendoim e a polpa de tomate. Leve o caldo a ferver, e junte os cubos de batata-doce. Deixe a batata-doce cozer uns 10 min, até ficar macia, e junte o grão-de-bico. Deixe cozer mais 5 min, e junte os espinafre e salsa. Cozinhe por mais 2 min, ajuste os temperos, e junte água se for necessário.
2. Sirva os estufado sobre arroz cozido, guarnecido com amendoins picados (opcional) e salsa fresca.
– INFORMAÇÃO NUTRICIONAL –
1 dose do estufado, acompanhado de ½ chávena de arroz integral tem cerca de: 501kcal, 19,6g de proteína, 62,6g de hidratos de carbono, dos quais 12,2g são açúcares, 22,0g de gorduras, das quais 3,9g são gorduras saturadas, 12g de fibra, 4,8mg de ferro e 3,0mg de zinco
Recipe in English
African peanut sweet potato stew
Serves 3
3 cups homemade vegetable broth or water
1 small onion, chopped
1 tablespoon peeled and minced fresh ginger
2 garlic cloves, minced
½ teaspoon salt
¼ teaspoon cayenne pepper powder
5 tablespoons unsalted peanut butter
¼ cup tomato paste
1 sweet potato, peeled and cut into cubes
1 cup cooked chickpeas
A handful of spinach
¼ cup roughly chopped peanuts, for garnish
Parsley, for garnish
In a medium pan bring the broth (or water) to a boil, and add the onion, ginger, garlic, cayenne pepper and salt. Cook on medium-low heat for 10 minutes. Add the peanut butter and tomato paste. Bring to a boil, and add the sweet potato cubes. Simmer for about 10 minutes on low heat, stirring often. Add the chickpeas, and simmer for 5 more minutes. Add the spinach, cook for a few more minutes and adjust seasonings to taste.
Serve over cooked brown rice, garnished with chopped peanuts and parsley.
Outras Receitas que merecem destaque

Favas com curgete e cogumelos

Caril de lentilhas e batata-doce com leite de coco

Olá! faz a sua própria manteiga de amendoim – já fiz e não custa mesmo nada – ou há alguma de compra que recomende?
Olá Ana 🙂
Faço com a minha própria manteiga.
Foi só ler manteiga de amendoim, batata doce e grão, que fiquei convencida! 🙂 Por acaso já fiz uma massa com molho de manteiga de amendoim e na altura não achei nada de especial, mas estou disposta a experimentar este que parece mesmo delicioso! 🙂
Beijinho*
Ficou com um aspecto divinal…
Beijinho,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/11/preparar-o-natal-6-crinkles-de-chocolate.html
Olá Márcia!
Parabéns pelo seu blog e pelas receitas de que sou fã. Obrigada. Apenas uma observação: disseram-me, não há muito tempo, alguém ligado às terapias naturais, que o amendoim não é nada recomendável, pelo que deixei de consumir a manteiga. Será? que me pode dizer sobre isso? Avó Maria
Gosto mesmo muito!!!
Que aspecto incrível!!! Sugestão fantástica!! Gostei.. bué!!!! 😀
Que sugestão fantástica e diferente. Nunca experimentei manteiga de amendoim em salgados, mas já me convenceste com este estufado.
Beijinhos
Eu experimentei. Dei o teu blogue a uma amiga vegetariana, ela fez e ficou maravilhoso! Adorei, Márcia! ♥
Obrigada Daniela! Ainda bem que gostaste! 😀
Um beijinho, e espero que esteja tudo bem contigo! Feliz Natal 🙂
Fiz este prato substituindo a batata doce por abóbora manteiga. Ficou delicioso!
Óptimo, ainda bem que gostaste! 🙂