Salada de abóbora e maçã assadas, cevadinha e grão-de-bico

Salada de abóbora e maçã assadas, cevadinha e grão-de-bico

saladased-amine-

Saladas

Salada de abóbora e maçã assadas, cevadinha e grão-de-bico

Abóbora, Cevadinha, Grão-de-bico, Leguminosas, Limão, Maçã, Mostarda, Nozes, Rúcula, Tomilho,
Tempo de preparação 40 minutos
Dificuldade
2 Numero de Porções: saladased-amine-saladased-amine-
2
11 Novembro, 2017
/
2

A receita que vos partilho esta semana é de uma salada que envolve alguns ingredientes da estação, como a abóbora, a maçã e as nozes.
A abóbora é o centro deste prato, tendo sido cortada em fatias e assada, para ficar macia, mas de faces douradas. Com o forno ligado, aproveitei para assar também a maçã, concentrando assim a sua doçura, e amolecendo-a ligeiramente. As nozes foram tostadas, e foi-lhes adicionado um xarope (ácer, ou outro) para as caramelizar, e dar o toque crocante delicioso à salada. No lugar das nozes, pode utilizar sementes de abóbora, sendo que a adição gulosa do xarope ou açúcar é opcional.
À salada foram também adicionados a rúcula, que pode ser substituída por outras verduras frescas, o grão-de-bico, a cevadinha, e um molho de mostarda de sabor picante e cítrico, que contrasta com a doçura da abóbora-menina e da maçã. No lugar da cevadinha também podem ser utilizados outros cereais.

Salada de abóbora e maçã assadas, cevadinha e grão-de-bico

Pouco mais de ¼ chávena (60g) de cevadinha
260g (o equivalente a 1 lata pequena) de grão-de-bico cozido, escorrido
½ abóbora-menina média
½ colher de chá de tomilho seco
1 maçã média
1 colher de chá de azeite
50g de rúcula
Uma pitada de sal e pimenta preta a gosto

Nozes caramelizadas
1 punhado (30g) de nozes, grosseiramente picadas
1 colher de chá de xarope de ácer, ou outro (opcional)
Uma pitada de sal a gosto

Procedimento:
1. Coloque a cevadinha numa panela com bastante água. Leve à fervura, reduza o lume, e coza durante cerca de 20 minutos, até ficar cozida, macia, mas com alguma consistência. Junte sal, deixe ferver por mais um pouco e retire do lume. Escorra e reserve.
2. Para assar a abóbora, corte-a a meio, retire as sementes com o auxílio de uma colher, e corte em fatias de 1 cm de grossura. Tempere as fatias de abóbora com 1 colher de chá de azeite, o tomilho, e uma pitada de sal e pimenta preta acabada de moer. Coloque as fatias numa forma com papel vegetal, numa única camada. Asse no forno preaquecido a 200°C durante 25 a 30 minutes, até a abóbora ficar macia, e com as faces caramelizadas. Reserve.
3. Corte a maçã descaroçada em fatias de 1 cm de espessura, e tempere com uma pitada de sal e pimenta preta. Coloque as fatias de maçã numa forma com papel vegetal, numa única camada, e asse no forno durante 8 minutos. Reserve.
4. Toste as nozes numa frigideira antiaderente em lume médio durante 3 a 5 minutos, mexendo frequentemente para não queimar. Junte o xarope de ácer e uma pitada de sal às nozes, e deixe cozer mais 2 a 3 minutos. Transfira para um prato ou papel vegetal, e deixe arrefecer.
5. Envolva numa taça a cevadinha, o grão-de-bico e o vinagrete de mostarda. Junte a abóbora e a maçã assadas, a rúcula, as nozes e sirva.

Vinagrete limão, mostarda e tomilho
1 colher de sopa de sumo de limão
1 colher de chá de mostarda
½ colher de chá de tomilho, seco
1 dente de alho pequeno, ralado
3 colheres de sopa de azeite
Uma pitada de sal e pimenta preta a gosto

Procedimento:
1. Misture todos os ingredientes num frasco pequeno. Feche, e agite vigorosamente até completamente emulsionado. Ajuste os temperos a gosto. O vinagrete aguenta até 1 semana no frigorífico.

Bom apetite...

    • Mariana
      15 Novembro 2017 / 11:22

      Adoro o blog, mas antes havia mais receitas disponíveis. O que aconteceu?

      • 16 Novembro 2017 / 21:51

        Olá Mariana!
        Como já deve ter verificado, o blog está a mudar de imagem e, temporariamente, não é possível ver cada categoria de receitas completa, apesar de todas as receitas estarem no blog… Assim que possível esta questão será resolvida e aparecerão novamente todas as receitas nas categorias! 🙂

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Receitas que merecem destaque