
Salada de couve-de-bruxelas, lentilhas, pêra e avelãs
Saladas
Salada de couve-de-bruxelas, lentilhas, pêra e avelãs
Esta semana partilho-vos uma receita que me fez gostar ainda mais de couve-de-bruxelas, um dos vegetais desta estação.
A receita é uma salada típica de Outono/Inverno, servida morna com lentilhas, pêra em fatias e avelãs tostadas, com molho de mostarda e limão para um sabor mais ácido.
Para quem não está acostumado a comer couves-de-bruxelas, fiquem a saber que encontram-se disponíveis no mercado durante todo o ano, mas o pico de disponibilidade encontra-se durante o final do Outono e Inverno, assim como a maioria dos géneros de couve.
No mercado, procure aquelas mais fechadas e compactas, e de cor mais viva, sem folhas amarelas.
Na preparação basta retirar as folhas exteriores mais degradadas e a ponta do caule duro. Depois podem ser cozidas a vapor (para um maior sabor e preservação das características nutricionais), em água, assadas, ou até mesmo cruas.
Couves-de-bruxelas são ricas em vários nutrientes valiosos. São uma excelente fonte de vitamina C e vitamina K, e uma boa fonte de inúmeros nutrientes, incluindo ácido fólico, manganês, vitamina B6 e B1, potássio, e até gorduras polinsaturadas Omega 3.
É de salientar que uma chávena (156g) destes vegetais cozidos tem apensas 56 kcal. Além dos nutrientes mencionados, as couve-de-bruxelas contêm inúmeros fitoquímicos, incluindo os glucosinolatos que ajudam na redução do estado inflamatório, e compostos sulfurados que estão associados a um menor risco de doenças cardiovasculares.
Salada de couve-de-bruxelas, lentilhas, pêra e avelãs
Inspirada nesta receita do Happyolks
Serve 2
250g de couves-de-bruxelas
1 pêra
¼ chávena (30g) de avelãs
½ chávena (100g) de lentilhas Puy
Molho de mostarda
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de mostarda Dijon
1 colher de sopa de sumo de limão
Sal e pimenta a gosto
Lave as lentilhas, e coloque-as numa panela pequena cobertas de água. Coza as lentilhas durante aproximadamente 15 minutos, e tempere com sal antes de escorrer e retirar do lume.
Lave couves de bruxelas, e remova as folhas exteriores mais degradadas. Corte-as finamente, e coloque numa panela pequena com água a ferver durante 1 minuto.
Escorra e passe por água fria.
Pique grosseiramente as avelãs e toste-as numa sertã (sem gordura) alguns minutos, até ficarem levemente douradas.
Corte a pêra em fatias finas.
Prepare o molho de mostarda numa taça pequena, combinando os ingredientes acima mencionados.
Recipe in English
Brussel sprouts, lentil, pear and hazelnut salad
Inspired by this recipe from Happyolks
Serves 2
250g brussels sprouts
1 pear
¼ cup (30g) hazelnuts
½ cup (100g) Puy Lentils
Mustard dressing
3 tablespoons olive oil
1 tablespoon Dijon mustard
1 tablespoon lemon juice
Salt and black pepper to taste
Rinse lentils. Place them in a small saucepan and cover with 3-4 inches of water. Cook the lentils for 15 minutes. Add salt before removing from the heat.
Wash brussel sprouts, and remove outer leaves. Slice brussels sprouts thinly, and toss shredded brussels sprouts into boiling water in a small saucepan and blanch for no more than 1 minute. Drain and rinse with cold water.
Roughly chop hazelnuts and toast in a dry pan for a few minutes until browned.
Cut the pear into thin slices.
Prepare the mustard dressing in a small bowl, by combining all the ingredients mentioned above.
In a salad bowl, combine cooked lentils, brussel sprouts, pear, and mustard dressing. If necessary, adjust seasoning, adding more black pepper or salt. Add finally the toasted hazelnuts and serve.
Outras Receitas que merecem destaque

Barritas de proteína, sementes e cacau

Salteado de tofu, brócolos e cenoura

That looks fantastic – I’ve never seen sprout used like that before!
Gosto imenso desta receita, normalmente cozo sempre as couves de Bruxelas em água e sal e sirvo como acompanhamento. Esta é uma forma gira e diferente de as usar!
cá em casa somos fãs das couves de bruxelas e já andava de olho na receita original. E adorei a tua versão, claro!
As couves Bruxelas foi um gosto adquirido à poucos anos, mas agora quando as encontro no mercado vêm para casa. Normalmente cozo-as a vapor, mas adorei esta sugestão, a fazer na próxima compra 🙂
Beijinhos
Está linda a tua salada, super nutritiva, definitivamente o meu género de comida.adorei.
Bjinhos
Sara
Adorei esta salada e hoje quando fui ao supermercado e vi lá couves de bruxelas lembrei-me logo dela! Vou fazer para o jantar 😉
beijinho*
reproduzi esta receita hoje para o meu jantar e devo dizer que ficou deliciosa! já costumo usar muitas vezes o molho de mostarda e limão mas neste arranjo ficou mesmo bom. tirei foto mas acho q não dá para colocar aqui…
bjs
Aqui não dá, mas podes colocar na página de facebook se quiseres 🙂
Fantastic, all of the good stuff! Pinning for later 🙂
Olá, gosto imenso das suas sugestões embora eu não seja vegetariana. Cá em casa fazemos pelo menos um dia só sem carne ou peixe (normalmente à 2a feira) e procuro sempre receitas que eu possa fazer para a familia toda. Adorei esta. Onde compro facilmente as ervilhas Puy? Obrigada e Parabéns!
Olá Elisa! Que bom saber que procuram fazer refeições vegetarianas à 2ª feira! Espero que o meu blogue ajude! 🙂
Quanto às lentilhas, podem ser substituídas por outras, no entanto, estas em específico podem ser encontradas em lojas de produtos naturais (como a Celeiro)!
Obrigada pelo comentário, beijinho!
Olá Márcia,
Parabéns pela nova imagem do blog.
Ainda hoje comprei couves de bruxelas. Estavam tão bonitas que não resisti, mas tenho estado desde então a perguntar-me o que fazer com elas. Esta é certamente uma excelente opção.
Beijinhos
Fiz hoje esta receita e ficou um espetáculo!! E eu nem aprecio muito couves de Bruxelas mas agora acho que fiquei fã. Obrigada Márcia! Como estou a viver na Alemanha e agora é a altura do “alho selvagem” (baerlauch), que são umas folhas com sabor a alho e ligeiramente picantes, adicionei por cima da salada. Uma delícia! Obrigada mais uma vez por partilhares receitas tão boas connosco.
Olá Sara! Ainda bem que gostaste da salada! Não conheço o alho selvagem, mas deve ter ficado delicioso! Obrigada por partilhares connosco! 🙂