Salada de couve-de-bruxelas, lentilhas, pêra e avelãs

Salada de couve-de-bruxelas, lentilhas, pêra e avelãs

saladased-amine-

Saladas

Salada de couve-de-bruxelas, lentilhas, pêra e avelãs

Avelã, Couve Bruxelas, Lentilhas, Limão, Mostarda, Pêra,
Dificuldade
4
24 Fevereiro, 2014
/
17

Esta semana partilho-vos uma receita que me fez gostar ainda mais de couve-de-bruxelas, um dos vegetais desta estação.

A receita é uma salada típica de Outono/Inverno, servida morna com lentilhas, pêra em fatias e avelãs tostadas, com molho de mostarda e limão para um sabor mais ácido.

Para quem não está acostumado a comer couves-de-bruxelas, fiquem a saber que encontram-se disponíveis no mercado durante todo o ano, mas o pico de disponibilidade encontra-se durante o final do Outono e Inverno, assim como a maioria dos géneros de couve.

No mercado, procure aquelas mais fechadas e compactas, e de cor mais viva, sem folhas amarelas.

Na preparação basta retirar as folhas exteriores mais degradadas e a ponta do caule duro. Depois podem ser cozidas a vapor (para um maior sabor e preservação das características nutricionais), em água, assadas, ou até mesmo cruas.

Couves-de-bruxelas são ricas em vários nutrientes valiosos. São uma excelente fonte de vitamina C e vitamina K, e uma boa fonte de inúmeros nutrientes, incluindo ácido fólico, manganês, vitamina B6 e B1, potássio, e até gorduras polinsaturadas Omega 3.

É de salientar que uma chávena (156g) destes vegetais cozidos tem apensas 56 kcal. Além dos nutrientes mencionados, as couve-de-bruxelas contêm inúmeros fitoquímicos, incluindo os glucosinolatos que ajudam na redução do estado inflamatório, e compostos sulfurados que estão associados a um menor risco de doenças cardiovasculares.

Salada de couve-de-bruxelas, lentilhas, pêra e avelãs

Inspirada nesta receita do Happyolks

Serve 2

250g de couves-de-bruxelas
1 pêra
¼ chávena (30g) de avelãs
½ chávena (100g) de lentilhas Puy

Molho de mostarda
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de mostarda Dijon
1 colher de sopa de sumo de limão
Sal e pimenta a gosto

Lave as lentilhas, e coloque-as numa panela pequena cobertas de água. Coza as lentilhas durante aproximadamente 15 minutos, e tempere com sal antes de escorrer e retirar do lume.

Lave couves de bruxelas, e remova as folhas exteriores mais degradadas. Corte-as finamente, e coloque numa panela pequena com água a ferver durante 1 minuto.

Escorra e passe por água fria.

Pique grosseiramente as avelãs e toste-as numa sertã (sem gordura) alguns minutos, até ficarem levemente douradas.

Corte a pêra em fatias finas.

Prepare o molho de mostarda numa taça pequena, combinando os ingredientes acima mencionados.

Recipe in English

Brussel sprouts, lentil, pear and hazelnut salad

Inspired by this recipe from Happyolks

Serves 2

250g brussels sprouts
1 pear
¼ cup (30g) hazelnuts
½ cup (100g) Puy Lentils

Mustard dressing
3 tablespoons olive oil
1 tablespoon Dijon mustard
1 tablespoon lemon juice
Salt and black pepper to taste

Rinse lentils. Place them in a small saucepan and cover with 3-4 inches of water. Cook the lentils for 15 minutes. Add salt before removing from the heat.
Wash brussel sprouts, and remove outer leaves. Slice brussels sprouts thinly, and toss shredded brussels sprouts into boiling water in a small saucepan and blanch for no more than 1 minute. Drain and rinse with cold water.
Roughly chop hazelnuts and toast in a dry pan for a few minutes until browned.
Cut the pear into thin slices.
Prepare the mustard dressing in a small bowl, by combining all the ingredients mentioned above.
In a salad bowl, combine cooked lentils, brussel sprouts, pear, and mustard dressing. If necessary, adjust seasoning, adding more black pepper or salt. Add finally the toasted hazelnuts and serve.

    • 24 Fevereiro 2014 / 13:52

      That looks fantastic – I’ve never seen sprout used like that before!

    • 25 Fevereiro 2014 / 10:01

      Gosto imenso desta receita, normalmente cozo sempre as couves de Bruxelas em água e sal e sirvo como acompanhamento. Esta é uma forma gira e diferente de as usar!

    • 25 Fevereiro 2014 / 15:38

      cá em casa somos fãs das couves de bruxelas e já andava de olho na receita original. E adorei a tua versão, claro!

    • 25 Fevereiro 2014 / 18:09

      As couves Bruxelas foi um gosto adquirido à poucos anos, mas agora quando as encontro no mercado vêm para casa. Normalmente cozo-as a vapor, mas adorei esta sugestão, a fazer na próxima compra 🙂
      Beijinhos

    • 26 Fevereiro 2014 / 23:01

      Está linda a tua salada, super nutritiva, definitivamente o meu género de comida.adorei.
      Bjinhos
      Sara

    • 28 Fevereiro 2014 / 14:37

      Adorei esta salada e hoje quando fui ao supermercado e vi lá couves de bruxelas lembrei-me logo dela! Vou fazer para o jantar 😉

      beijinho*

    • Andreia
      05 Março 2014 / 0:04

      reproduzi esta receita hoje para o meu jantar e devo dizer que ficou deliciosa! já costumo usar muitas vezes o molho de mostarda e limão mas neste arranjo ficou mesmo bom. tirei foto mas acho q não dá para colocar aqui…
      bjs

    • Emma's Little Kitchen
      11 Março 2014 / 21:53

      Fantastic, all of the good stuff! Pinning for later 🙂

    • Elisa Resina
      22 Janeiro 2015 / 19:26

      Olá, gosto imenso das suas sugestões embora eu não seja vegetariana. Cá em casa fazemos pelo menos um dia só sem carne ou peixe (normalmente à 2a feira) e procuro sempre receitas que eu possa fazer para a familia toda. Adorei esta. Onde compro facilmente as ervilhas Puy? Obrigada e Parabéns!

      • marciagoncalves93
        26 Janeiro 2015 / 14:36

        Olá Elisa! Que bom saber que procuram fazer refeições vegetarianas à 2ª feira! Espero que o meu blogue ajude! 🙂
        Quanto às lentilhas, podem ser substituídas por outras, no entanto, estas em específico podem ser encontradas em lojas de produtos naturais (como a Celeiro)!
        Obrigada pelo comentário, beijinho!

    • 24 Janeiro 2015 / 0:08

      Olá Márcia,
      Parabéns pela nova imagem do blog.
      Ainda hoje comprei couves de bruxelas. Estavam tão bonitas que não resisti, mas tenho estado desde então a perguntar-me o que fazer com elas. Esta é certamente uma excelente opção.
      Beijinhos

    • Sara
      04 Abril 2016 / 20:02

      Fiz hoje esta receita e ficou um espetáculo!! E eu nem aprecio muito couves de Bruxelas mas agora acho que fiquei fã. Obrigada Márcia! Como estou a viver na Alemanha e agora é a altura do “alho selvagem” (baerlauch), que são umas folhas com sabor a alho e ligeiramente picantes, adicionei por cima da salada. Uma delícia! Obrigada mais uma vez por partilhares receitas tão boas connosco.

      • 09 Abril 2016 / 10:53

        Olá Sara! Ainda bem que gostaste da salada! Não conheço o alho selvagem, mas deve ter ficado delicioso! Obrigada por partilhares connosco! 🙂

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Receitas que merecem destaque