Salada de grão-de-bico e cenoura

Salada de grão-de-bico e cenoura

saladased-amine-

Saladas

Salada de grão-de-bico e cenoura

Amêndoas, Cenoura, Coentros, Grão-de-bico,
Tempo de preparação 15 minutos
Dificuldade
2 Numero de Porções: saladased-amine-saladased-amine-
0
27 Outubro, 2021
/
0

Apesar de por vezes partilhar algumas receitas mais elaboradas, no dia-a-dia e, especialmente, depois de a meio da semana esgotar as refeições que adiantei no fim-de-semana, recorro a preparações simples como saladas, para levar na marmita. A fórmula habitual é simples: ralo, corto ou pico alguns legumes crus, e junto-lhes leguminosas e cereais cozidos, e alguns condimentos. Mas, uma salada não tem de significar uma refeição sem paladar. Aliás, pode às vezes beneficiar do tempo de repouso no frigorífico até à refeição do dia seguinte, que permite alguma fusão dos sabores, sem comprometer, no caso desta receita, a textura suculenta e fresca da cenoura ralada.
Para fazer esta salada, juntei ao grão cozido e à cenoura, um molho à base de sumo de limão, especiarias, entre as quais os cominhos, que intensificam a sabor doce da cenoura, e ervas aromáticas como os coentros (ou, para quem não gostar, salsa).

Salada de grão-de-bico e cenoura com coentros, paprika e coentros

2 porções | 15 min | Dificuldade: 1/5

Ingredientes:
2 colheres de sopa (15 g) de amêndoas (opcional)
2 colheres de sopa de sumo de limão (cerca de 1 unidade pequena)
1 dente de alho picado
2 colheres de sopa de coentros frescos picados (ou salsa)
1/2 colher de chá de cominhos moídos
1/2 colher de chá de paprika (pode ser fumada)
1/4 colher de chá de piripiri
Sal q.b.
1 colher de sopa de azeite
1 lata pequena de grão-de-bico cozido bem lavado e escorrido
2 cenouras, descascadas e raladas

Procedimento:
1. Toste as amêndoas no micro-ondas durante cerca de 1 minuto, até ficarem crocantes. Deixe-as arrefecer e pique grosseiramente com uma faca. Reserve.
2. No processador de alimentos, coloque sumo de limão, alho, coentros, especiarias, sal, e metade da quantidade de amêndoas. Triture até os ingredientes ficarem grosseiramente picados; junte o azeite, e triture novamente até obter uma pasta. Em alternativa, pode fazer este molho picando os ingredientes numa tábua com uma faca.
3. Numa taça grande, envolva a cenoura ralada, o grão cozido, as amêndoas picadas e a pasta de coentros, limão e especiarias. Ajuste os condimentos a gosto, e sirva.

Variações: Experimente juntar algumas sultanas (1 colher de sopa), ou canela (1/4 a 1/2 colher de chá), se quiser intensificar o sabor doce da receita.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Receitas que merecem destaque