
Salada morna de abóbora assada, espelta e maçã com molho picante de paprika e limão
Saladas
Salada morna de abóbora assada, espelta e maçã com molho picante de paprika e limão
Provavelmente das coisas que mais gosto de fazer na cozinha é experimentar ingredientes diferentes. Há quem não goste de todo, mas a mim dá-me imenso gozo aprender a trabalhar com alimentos diferentes, especialmente quando sei que nutricionalmente até são bem interessantes. No entanto, por vezes também acabo por publicar aqui receitas com nomes estranhos para a maioria da população, quando para mim é mais uma salada com um grão integral, amêndoas e uns legumes e frutas da época. E hoje é a vez da espelta.
Provavelmente alguns de vocês já devem ter ouvido falar da espelta. Curiosamente já foi o alimento principal das civilizações antigas Grega e Romana, e foi a base alimentar de populações durante a Idade Média.
A supremacia do arroz e do trigo fez com que cereais antigos como a espelta caíssem em desuso. Atualmente é possível ver um retorno deste cereal e é corrente encontrar pães multicereais com a presença deste cereal, ou derivados como a massa.
Nutricionalmente, ½ chávena de espelta cozida contém 123kcal, 5,5g de proteína, 0,8g de gordura, 25g de hidratos de carbono e 3,8g de fibra. É especialmente rica em Manganês, Fósforo, Vitamina B3, Magnésio e Ferro, assim como outros cereais integrais.
A não esquecer também que, sendo a espelta maioritariamente vendida na forma de cereal integral, o seu consumo também traz os mesmos benefícios dos grãos integrais. Em muitos estudos, grãos integrais, tais como a espelta, tem sido associada à proteção contra a aterosclerose, acidente vascular cerebral isquémico, diabetes, resistência à insulina, obesidade e morte prematura.
Para além da fibra presente nos cereais integrais, estes incluem uma ampla variedade de nutrientes e fitonutrientes adicionais que reduzem o risco de doença cardiovascular.
Por isso não se esqueça de incluir algumas variedades de grãos inteiros na sua rotina diária. Se cozer cereais não é a sua praia (sim, a espelta em grão ainda demora uns bons 20 a 30 minutos a cozer), procure pão rico em cereais não-refinados ou flocos de grãos prensados (como a aveia!), são uma óptima forma de manter as características nutricionais dos grãos integrais, sem perder muito tempo a cozê-los.
Estas são algumas das minhas sugestões, e vocês? Procuram consumir cereais integrais?
Esta salada foi inspirada numa receita do blog Happy Yolks, que por sua vez foi adaptada do livro The Smitten Kitchen Cookbook.
Salada morna de abóbora assada, espelta, amêndoas e maçã com molho picante de paprika e limão
Serve 2
½ abóbora-menina, descascada e cortada em cubos pequenos
½ chávena (90g) de espelta + 2 chávenas (480ml) de água
1 maçã vermelha, com casca e cortada em cubos
½ chávena (60g) de amêndoas
Molho
2 colheres de sopa de azeite
Sumo de ½ limão
1 colher de chá de mel (ou outro tipo de adoçante)
1 chalota pequena, picadinha
2 colheres de sopa de salsa bem picadinha
½ colher de chá de cominhos em pó
½ colher de chá paprika
Sal a gosto
Pré-aqueça o forno a 200ºC (400ºF). Descasque a abóbora e corte em cubos, coloque num tabuleiro com papel vegetal, tempere com sal e pimenta preta, e junte um fio de azeite.
Leve ao forno durante 20 minutos até os cubos ficarem ligeiramente dourados.
Enquanto a abóbora assa, cozinhe a espelta numa panela pequena com as duas chávenas de água e sal, e deixe ferver durante uns 20 a 30 minutos.
Para o molho, misture todos os ingredientes numa tigela pequena.
Numa taça misture a espelta cozida, a abóbora assada, amêndoas tostadas e maçã em cubos. Misture tudo, junte o molho e sirva a salada morna.
Recipe in English
This salad was inspired in a recipe fom the Happyolks, which was also adapted from The Smitten Kitchen Cookbook.
Roasted butternut squash, spelt, almonds and apple warm salad with spicy paprika lemon dressing
Serves 2
½ butternut squash, peeled and cut into small cubes
½ cup spelt (90g) + 2 cups (480ml) water
1 red apple, unpeeled and diced
½ cup (60g) almonds
Dressing
2 tablespoons olive oil
½ lemon, juiced
1 teaspoon honey
1 small shallot, minced
2 tablespoons parsley, finely chopped
½ teaspoon cumin powder
½ teaspoon paprika
Salt to taste
Preheat the oven to 200ºC (400ºF). Peel and cube butternut squash and place in a lined baking tray, seasoned with salt and black pepper, and a drizzle of olive oil. Roast in the oven for 20 minutes until slightly browned. Meanwhile, cook spelt in 2 cups of salted water, and let simmer for 20 to 30 minutes.
For the dressing, combine all the ingredients in a small bowl.
In a large bowl, combine cooked spelt, roasted squash, toasted almonds, and diced apple. Combine everything, cover with dressing and serve warm.
Por acaso tenho sempre alguns grãos em casa para cozer e usar ou em saladas (frias ou mornas) ou em sopas 🙂
Gostei da tua sugestão!
Que salada maravilhosa 😀
Está a abrir-me o apetite para o almoço.
Esse molho deve ser fantástico!
bj
Que maravilha…
No Brasil, não encontro espelta. O que você sugere como substituição?
Grata
Simone, qualquer outro cereal pode ser utilizado nesta receita! Ajuste consoante a sua disponibilidade. 🙂
Obrigada por acompanhar a página,
Márcia