Salteado de couve-roxa, maçã e lentilhas

Salteado de couve-roxa, maçã e lentilhas

Pratos principais eacompanhamentosed-amine-

Pratos Principais & Acompanhamento

Salteado de couve-roxa, maçã e lentilhas

Tempo de preparação 30 minutos
Dificuldade
2 Numero de Porções: Pratos principais eacompanhamentosed-amine-Pratos principais eacompanhamentosed-amine-
13
10 Janeiro, 2018
/
2

A primeira publicação deste ano traz-vos um salteado que possivelmente não será dos mais apelativos visualmente, mas que compensa no sabor, e sugere uma combinação de sabores interessante para adicionar aos vegetais mais amargos, como as couves, e não só.

Nesta receita, foi feito o habitual estrugido, desta vez com cebola-roxa, e adicionadas duas variedades de couve, salteadas apenas durante breves minutos para ficarem mais suaves, mas sem perder a sua textura e cor. Para dar sabor às couves, combinei o azeite, a cebola e o alho do estrugido com outros elementos aromáticos como o vinagre balsâmico, o alecrim, e a mostarda, adicionada quase no final da preparação. Juntei ainda maçã para dar uma doçura e frescura à preparação, e lentilhas cozidas, para tornar o salteado numa refeição substancial.

Gosto especialmente desta mistura harmoniosa que combina o azeite, o alho, cebola ou alho-francês, a mostarda, o vinagre e as ervas aromáticas como alecrim e tomilho, que pode ser aplicada a uma infinidade de pratos vegetais.

Também poderiam ser utilizadas outras variedades de couves, ou até mesmo brócolos, couve-flor, ou couve-Bruxelas, que abundam nesta época do ano. No caso de utilizar verduras com talos mais grossos, sugiro que adicione primeiro ao salteado os talos tenros, cortados ao meio, e só depois as folhas mais sensíveis, de forma a harmonizar as texturas e grau de cozedura de todos os elementos do prato.

O salteado foi acompanhado de batata-doce assada em fatias e temperada com especiarias mornas como canela e sementes de coentros, para amenizar o sabor mais intenso da mostarda.

Salteado de couves com maçã e lentilhas

1/2 chávena (100g) de lentilhas verdes ou castanhas

Para a batata-doce assada:
2 batatas-doces pequenas, cortadas em fatias
1 colher de chá de azeite
¼ colher de chá de canela, em pó
½ colher de chá de coentros, em pó
Sal e pimenta preta acabada de moer, a gosto

Para o salteado:
1 colher de sopa de azeite
1 cebola roxa, cortada em fatias
2 dentes de alho, picados
1/2 couve roxa, cortada finamente
4 folhas de couve Galega ou repolho, cortadas finamente
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de chá de alecrim picado
1 maçã, cortada em juliana
1 colher de chá de mostarda
Salsa fresca picada, a gosto
Sal e pimenta preta acabada de moer, a gosto

Procedimento:
1. Coza as lentilhas numa panela com bastante água durante 15 minutos em lume brando, não deixando cozer demais. Adicione sal antes de apagar o lume. Escorra bem a água de cozimento, e reserve.
2. Lave bem a batata-doce, e se usar a pele, raspe a superfície para garantir que fica bem limpa. Corte as batatas em fatias, e tempere com 1 colher de chá de azeite, canela, coentros sal e pimenta a gosto. Leve ao forno a cerca de 180ºC durante pelo menos 15 minutos, até as faces dourarem.
3. Refogue no azeite a cebola e o alho durante 3 a 5 minutos. Junte o vinagre, as couves, e o alecrim e salteie durante mais alguns breves 2 a 3 minutos, de forma a que as couves amoleçam ligeiramente, mas sem perder a sua cor viva e textura. Junte agora a maçã, a salsa, a mostarda e envolva tudo. Junte por fim as lentilhas cozidas. Tempere com sal e pimenta preta a gosto, e retire do lume.
4. Acompanhe o salteado com a batata-doce assada em rodelas.

    • Tude
      10 Janeiro 2018 / 14:12

      Poderia explicar como faz o molho verde que acompanha?

      • 10 Janeiro 2018 / 14:21

        Quando fotografei a receita piquei a salsa e envolvi na mostarda Dijon para adicionar ao salteado… É só isso. 🙂

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Receitas que merecem destaque