
Sandes de grão e abacate
Aperitivos & snacks
Sandes de grão e abacate
Penso que já repeti isto, mas acredito sinceramente que as melhores receitas podem ser as mais simples. Uma salada fresca temperada com um molho avinagrado, um estufado de legumes quentinho, ou uma sandes de rúcula e hummus na lancheira.
Há qualquer coisa na simplicidade que nos faz apreciar pequenos detalhes de uma forma diferente. E acredito que se aplique a tudo. Para quê complicar quando devemos deixar brilhar o essencial?
Na alimentação também vejo as coisas desta forma. Apesar de condimentar os pratos ou apresenta-los de determinada forma, tento mostrar o essencial, ou seja, o sabor e a nutrição. E procuro deixar transparecer isso por aqui, para relembrar o que é verdadeiramente relevante.
Não vai ser o aspecto do prato, os ingredientes da marca x ou y, nem nenhum pretensiosismo, mas apenas a receita e a qualidade dos nossos ingredientes.
Hoje vamos ficar-nos pela sandes de grão e abacate. É bem simples, nem requer o processador de alimentos. É nutritiva, (sabiam que o abacate era rico em gorduras monossaturadas? Aquelas que descem o “mau colesterol”, como as do azeite…). Ah, e o sabor…
Bem, basta dar uma olhada nos ingredientes.
Sandes de Grão e Abacate
1 chávena (160g) de grão-de-bico cozido, ou uma lata média
¼ cebola roxa (é mais suave, mas eu utilizei a branca)
1 abacate pequeno, bem maduro
Sumo de ½ lima
1 colher de sopa de azeite
Salsa ou coentros frescos a gosto
Sal e pimenta-preta a gosto
Lave o grão cozido, especialmente se for enlatado. Escorra bem a água. Misture todos os ingredientes numa taça. Pode triturar com um garfo, ou no processador de alimentos. Eu prefiro triturar com um garfo para deixar sobressair algumas textura nesta pasta.
Pode fazer sandes com esta pasta de grão e abacate acompanhado de espinafres ou rúcula. Mas também faz uma óptima entrada servida com pão ou crackers.
Recipe in English
Mashed chickpea avocado sandwich
1 cup (160g) cooked chickpeas (or 1 medium can)
¼ red onion (I used white)
1 small ripe avocado
Juice of ½ lime
1 tablespoon olive oil
Fresh parsley or coriander to taste
Salt and black pepper to taste
Rinse and drain the chickpeas. Mix all ingredients in a bowl. You can mash using a fork or blend in a food processor. I prefer to mash this spread with a fork to maintain some texture.
You can make delicious sandwiches with this spread. I like to add some spinach or arugula and good quality bread. But it’s also great as an appetizer served with some bread or crackers.
Outras Receitas que merecem destaque

Granola de chocolate com frutos vermelhos

Beringela assada com salada de cuscuz e grão-de-bico

What a fantastic filling – delicious :). Like an alternative to egg almost.
O pãozinho tb tem um aspecto fantástico…. É caseiro? 🙂
Por acaso não é caseiro… É um pão de centeio da padaria local 🙂
Yummy! E eu que já estou cheia de fome p almoço 🙂
Aderi recentemente ao “clube da marmita” e como sou uma preguiçosa sem emenda e nunca adianto nada na noite anterior perco imenso tempo de manha stressada com o que hei de levar p almoço. Esta sandes é mesmo boa pa marmita. Faz-se num instante, basta agarrar em coisas que tenho sempre pelo frigo e já está. Almoço delicioso, saudável e nutritivo.
Obrigada Márcia 🙂
É mesmo! O mais simples pode sempre brilhar.
Eu aprecio as coisas menos complicadas e os sabores mais simples.
Adoro, o grão, com o abacate, os coentros, bela sandes!
Um beijinho.
Parece uma mistura entre hummus e guacamole 🙂 Como eu gosto dos dois, acho que esse recheio deve ser uma delícia!
Beijinhos
Ficou com um ar delicioso, essa sandes, Márcia.
Gosto tanto de abacate, adoro o sabor. Umas sandes deliciosas e saudáveis. 😉
Beijinho.
Muito boa esta sandes! Além de saudável também tem um aspecto super apetitoso.
Beijinhos.
Se n me dissesses q era abacate, jamais desconfiaria. muito nutritivo e apetitoso 🙂
bjinhos
sara
Só agora consegui comentar. Mas boquiaberta com esta bela sandes. Ai ai, que cheguem os dias amenos!
Such lovely photos! (And a yummy recipe!)
Há dias provei abacate no pão e juro que fiquei completamente apixonada! Acho que abacate deve sempre acabar junto de um pãozinho! Adorei a tua sugestão!
Ola Marcia, descobri o blog ha cerca de 1 ano e desde então tenho vindo a acompanhar, é a primeira vez que comento e hoje não podeia deixar de fazê-lo, achei esta sandes maravilhosa e hoje fiz para o meu almoço e ficou uma coisa super deliciosa, obrigada por partilhares as experiências no blog, enriqueces um pouco as nossas vidas.
Olá Ana. Fico contente por teres gostado da sandes, e muito, muito grata por teres comentado. Espero continuar a enriquecer a vida (e os pratos) de quem segue o blog, porque também enriquecem sem dúvida a minha vida. Um beijinho 🙂
Ola Márcia, inspirada nesta tua receita, fiz uma sandes para o almoço de hoje enquanto cozinhava o jantar de ontem. Na verdade, preparei a pasta ontem e hoje completei. Fiz algumas alterações a gosto mas o ponto de partida foi a sugestão do grao. Entao fiquei com: pasta de grão, brocolos, salsa (temperada com maionese de alho e azeite), atum em azeite e ovo cozido fatiado. O pão também comprei, mas para a próxima tenho de fazer e fica perfeito! Nao costumo trazer sandes para almoçar mas esta soube mesmo bem e ficou linda!! as cores, as texturas… estou fã do teu blog!
ola o que podemos usar para substituir o abacate e ficar delicioso na mesma? Adoro o teu blog bj
Já experimentei, Márcia! É delicioso! Muito obrigada! Aliás, hoje vou fazer nova dose! Bjinhos
Vai dar muito jeito esta receita! 🙂
Tenho lá uns 5 abacates muito maduros vou experimentar a fazer, para levar em sandes agora nas minhas férias, achas que essa pasta se aguenta quanto tempo?
Adoro as tuas receitas:))))
Beijo
Olá Vanessa, esta pasta não aguenta muito tempo porque o abacate começa a oxidar. Sugiro que seja consumida no prazo de 1 dia.