Sopa de miso

Sopa de miso

sopased-amine-

Sopas

Sopa de miso

Agriões, Cogumelos, Miso, Soba noodles, Tofu,
Dificuldade
0
28 Dezembro, 2014
/
7

Noutros tempos, passei horas a pesquisar receitas em sites internacionais, e encontrava frequentemente alguns obstáculos que me impediam de poder experimentar algumas receitas. Às vezes podia ser o método culinário, outras vezes, algum ingrediente em específico que eu não conhecia. E, muitas vezes, esse ingrediente era o miso (ou missô).
Na altura nem sabia para que servia, nem o que era, e muito menos onde o poderia comprar. Mas tive de ceder à curiosidade depois de ver tantos caldos, sopas e molhos com este ingrediente, que me pareciam apelativos, e pelo gosto da descoberta de novos sabores.

Talvez também já tenha acontecido convosco, porque de facto o miso (ou missô) é um ingrediente pouco usado na cultura ocidental. Trata-se de um produto fermentado à base de soja ou cereais, e é utilizado como condimento na culinária japonesa.
O miso tem um sabor tipicamente salgado, mas pode variar muito consoante algumas alterações nos processos de fermentação (nomeadamente a sua duração e tipo de fungos utilizados), e os ingredientes utilizados. Desta forma, podemos encontrar nos mercados o miso de cor branca, geralmente mais doce e suave, que se adapta melhor a várias confeções, ou de cor avermelhada, de sabor mais pungente e salgado. Pode ser encontrado em lojas ditas de produtos naturais, ou em lojas de produtos orientais.
Relativamente ao seu conteúdo nutricional, pode variar consoante os ingredientes utilizados, e como não é utilizado em grande quantidade, a sua contribuição a nível de macronutrientes não é significativa numa refeição normal. No entanto, saliento que é muito rico em sódio. Algumas variedades de miso contém mais sódio do que outras, mas caso faça uma sopa destas, o melhor é deixar o sal de lado. Uma colher de sopa de miso pode conter em média 550mg de sódio, o que representa 1/3 das recomendações da OMS para ingestão diária de sódio!
A nível nutricional pode também ser uma fonte de probióticos, assim como o tempeh, dado que se tratam de produtos fermentados.

Por fim, a receita que vos partilho hoje é uma sopa de miso muito simples, por isso, algas, cenoura cortada em juliana, couve lombarda, outras variedades de cogumelos, e pimentão-doce, são alguns ingredientes que podem juntar para a enriquecer ainda mais!

Sopa de miso
Serve 2 taças de sopa

100g de noodles (ou outros)
2-3 colheres de sopa de pasta de miso
200g de tofu, cortado em cubos pequenos
3 cogumelos Portobello, cortados em fatias
2 chávenas de agriões ou espinafres, bem lavados, e com os raminhos cortados
Coentros picados a gosto (opcional)
Uma pitada de piripiri moído
Sementes de sésamo pretas para guarnecer (opcional)

Coza os noodles em água temperada com sal. Escorra a água da cozedura, passe os noodles por água fria, e reserve.
Numa panela média ferva 3 chávenas (720ml) de água. Retire uma porção dessa água para uma tigela e dissolva o miso. Junte esta mistura à restante água fervida. Prove, e se necessário, adicione mais miso. Junte o tofu e os cogumelos cortados em fatias, e deixe cozinhar mais alguns minutos em lume médio, até os cogumelos ficarem cozidos.
Divida os noodles pelas duas taças, junte agriões ou espinafres, e despeje o caldo de miso com os cogumelos e o tofu. Guarneça com coentros frescos, sementes de sésamo pretas, e um pouco de piripiri moído.

- INFORMAÇÃO NUTRICIONAL –
Valor estimado para 1 taça de sopa de miso com tofu, cogumelos e agriões:
384kcal, 26,5g de proteína, 51,1g de hidratos de carbono, 12,1g de gordura (das quais 1,8g são saturadas), 5,1mg de ferro e 3,7mg de zinco

Recipe in English

Miso soup
Serves 2 to 3

100g dried soba noodles
2-3 tablespoons miso paste
200g tofu, chopped into small cubes
3 Portobello mushrooms
2 cups watercress or spinach, well washed and stems trimmed
Chopped cilantro, to taste
A pinch of red pepper flakes
Black sesame seeds to garnish

Cook the soba noodles in salted water. Drain, run cold water over the noodles, drain again, and set aside.
In a medium sauce pan bring 3 cups of water to boil. Pour a bit of the hot water into a small bowl and whisk in the miso paste. Stir this back into the pan. Taste, and if necessary, add more. Add the tofu and chopped mushrooms, and cook for a few minutes more on medium heat.
Split the noodles between two bowls, add the watercress, and pour the miso broth and tofu over them. Add some chopped cilantro, black sesame seeds, and red pepper flakes to each bowl.

    • 28 Dezembro 2014 / 10:34

      Mas que bom aspecto! Adoro esta sopa, mas nunca experimentei fazer em casa. Talvez comece com esta receita, parece deliciosa 🙂

      Indigo Lights

    • 28 Dezembro 2014 / 22:45

      comi misto pela primeira vez num restaurante asiático e na altura adorei, tanto que comecei a fazer em casa. Hoje em dia nunca me falta e é a minha canja, faço sempre que me sinto adoentada

    • 29 Dezembro 2014 / 11:27

      Nunca tinha ouvido falar desse ingrediente, mas o aspecto parece ser delicioso!

      Beijinhooos

      http://princesasemtiara.blogs.sapo.pt/

    • Filomena
      04 Janeiro 2016 / 13:30

      Onde se pode comprar pasta de miso?

    • 10 Março 2016 / 14:12

      O Miso não deve ir a cozinhar, pois perde todas as suas propriedades. Ou adicione já depois dos legumes ou tofu cozidos..ou seja o que for, com o lume desligado, ou coloque uma colher de chá no prato por pessoa, é assim que fazemos cá em casa.
      Gostei da sugestão das sementes,
      Obrigada!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Receitas que merecem destaque