
Sopa de Feijão Branco e Couve
Sopas
Sopa de Feijão Branco e Couve
Espero que tenham gostado da última receita do blog pois esta semana volto a partilhar-vos uma receita conveniente, acessível, e, muito, muito simples. A partilha destas receitas tem como objetivo o desenvolvimento de uma ementa, um pequeno compêndio de receitas básicas, para aqueles que pretendem fazer refeições vegetarianas, mas que ainda receiam experimentar confecioná-las. Esta pequena ementa também terá as várias refeições do dia-a-dia, com o respetivo valor nutricional.
Na ementa que vos descrevo, esta sopa surge como forma de incorporar mais hortícolas na refeição, especialmente vegetais de folha de cor verde-escura, e, também, leguminosas, para complementar algumas receitas, tal como a última que vos partilhei.
A receita da sopa que vos partilho é baseada na que faço diariamente em casa. A base da sopa é feita com vegetais, neste caso foi com cenoura, curgete e cebola, mas também podem substituir por abóbora, chuchu, couve-flor, alho-francês, ou outros hortícolas e tubérculos a gosto. Gosto de juntar quase sempre couves, ou outros vegetais de folha de cor verde-escura, para juntar à base sobrenadante, ou, para triturar em creme. Fora este aspeto, tento variar os vegetais utilizados, tendo também em conta a sazonalidade, e a disponibilidade da nossa horta, mas a receita-base da sopa é esta. Uma receita simples, que, em cada taça consegue fornecer cerca de 150g de vegetais, sendo por isso uma preparação que se destaca pela densidade nutricional, ao mesmo tempo que é económica, e de fácil confeção.
Por fim, gosto de juntar algumas ervas aromáticas à sopa, e até um pouco de pimenta preta acabada de moer, só mesmo pelo sabor e como forma de reduzir um pouco a adição de sal, e, para finalizar, um fio de azeite.
Sopa de feijão branco e couve Galega
Serve 4 pessoas
1 dente de alho, descascado
½ cebola média, descascada e cortada
1 curgete média, cortada em cubos
1 cenoura média, descascada e cortada em cubos
1 molho de salsa fresca (20g)
160g de couve Galega, cortada em tiras
2 chávenas (320g) de feijão branco cozido
Sal e pimenta preta a gosto
Folhas de manjericão a gosto para decorar
Numa panela média, coloque o dente de alho descascado, a cebola, a curgete, cenoura, salsa fresca e cerca de 2 chávenas (500ml) de água. Leve a ferver, e, assim que começar a ferver, reduza o lume para médio-baixo. Deixe cozer os vegetais durante cerca de 10 minutos, até ficarem tenros. Triture os vegetais com uma varinha mágica. Tempere com sal e pimenta preta, e ajuste os temperos a gosto. Por fim, junte o feijão e a couve galega. Deixe ferver mais 3-4 minutos, até as couves estarem cozidas.
Sirva a sopa em 4 taças individuais com 1 colher de chá de azeite e algumas folhas de manjericão, se gostarem.
Essa sopa tem mesmo um aspecto reconfortante! Que maravilha
Obrigada Marmita! 🙂
Uma sopinha reconfortante sem dúvida. Deve ser óptima a julgar pelo aspecto.
Bjinhos!!
http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/
Obrigada Tânia!
Beijinhos
Olá!
Várias receitas de 2014 não estão mais no blog. Poderia recolocar especialmente a do sanduíche com pasta de grão-de-bico e abacate ou então me enviar por e-mail?
Obrigada.
Olá Cláudia, a receita da sandes com pasta de abacate e grão está disponível, pretende que lhe envie alguma receita?
Que maravilha de sopa.
Obrigada! 🙂