
Tabbouleh
Saladas
Tabbouleh
Tabbouleh é um prato vegetariano, que consiste numa salada feita com tomate, muita salsa picada, menta e cebola, temperada com azeite, sumo de limão e sal.
Também pode ser adicionado o bulgur, que é um grão feito a partir do trigo (geralmente integral), e outros vegetais. O bulgur também pode ser substituído por couscous, que é mais acessível e fácil de encontrar nos supermercados.
O Tabbouleh é tradicionalmente servido como parte da mezze no Médio oriente, que é uma seleção de pratos pequenos que podem constituir uma refeição ou aperitivos (talvez um pouco como as tapas por aqui).
Tornou-se uma comida étnica popular nas culturas ocidentais, mas nem sempre é bem compreendida, e eu também tenho alguma culpa nessa questão.
Partilhei-vos uma versão pouco próxima da ideia da receita original, porque o ingrediente principal é a salsa, as ervas aromáticas, mas eu gosto de juntar mais bulgur (ou quinoa neste caso) para uma refeição mais consistente. Ainda assim, mantenho-me fiel em relação aos restantes ingredientes, e se quiserem uma receita mais próxima do original, abusem mais das ervas aromáticas, e cortem nos grãos.
É provavelmente uma das saladas mais aromáticas que já comi, e curiosamente, sabe sempre melhor no dia seguinte do que no próprio dia.
Adoro os ingredientes simples que esta salada leva, e como se encontram facilmente e com melhor qualidade durante esta altura do ano, em que encontramos os tomates mais suculentos, e imensa salsa a dar cor ao nosso quintal, quase a pedir para ser gasta.
Geralmente nunca como esta salada sozinha, e gosto de juntar legumes grelhados, às vezes tofu grelhado, ou falafels e molho de tahini quando tenho mais tempo. É um excelente acompanhamento ao meu hummus com pão, porque dá alguma frescura à refeição. Também podem variar no cereal se preferirem, ou até juntar grão-de-bico, e fazer uma salada-refeição.
Tabbouleh de Quinoa
(vegan, sem glúten)
Serve 2
½ chávena (80g) de quinoa, crua
½ cebola, cortada em cubos
1 chávena (60 g) salsa, bem picadinha
1 pepino, em cubos
1 tomate, em cubos
1 colher de chá de raspas de limão
2 colheres de sopa de sumo de limão
1 colher de sopa de azeite
¼ colher de chá de pimenta preta
¼ colher de chá de sal
Coza a quinoa com 1 chávena de água (240ml) e uma pitada de sal durante cerca de 15 minutos.
Junte numa taça a salsa picada, juntamente com o pepino, tomate, cebola e quinoa cozida. Adicione a sumo e raspas de limão, azeite, pimenta preta, sal, e envolva. Ajuste os temperos a gosto, e sirva acompanhado de legumes grelhados e tofu, por exemplo.
INFORMAÇÃO NUTRICIONAL – 1 porção de tabbouleh de quinoa – 253kcal, 8.0 g de proteínas, 35,6 g de hidratos de carbono, 3.5g de açúcares, 9.6g de gorduras totais e 5.1g de fibra
Recipe In English
Quinoa tabbouleh
(vegan, gluten free)
Serves 2
¼ cup (42g) uncooked quinoa
½ onion, finely diced
1 cup (60 g) parsley, finely chopped
1 cucumber, cubed
1 tomato, cubed
1 teaspoon lemon zest
2 tablespoons lemon juice
2 tablespoons olive oil
¼ teaspoon black pepper coarsely ground
½ teaspoon salt
Cook quinoa with ½ cup of water (125ml) and a pinch of salt for about 15 minutes.
Add the parsley to a large bowl along with the cucumbers, tomatoes, onions and cooked quinoa. Add lemon zest, lemon juice, olive oil, black pepper and salt and toss everything together.
NUTRITION FACTS – 1 serving of quinoa Tabbouleh – 253kcal, 8.0g protein, 35.6g carbohydrates, 3.5g sugars, 9.6g total fat, 5.1g fiber
Outras Receitas que merecem destaque

“Mousse” de chia e chocolate

3 receitas para pequeno-almoço, em menos de 10 minutos

que bom aspeto! vai para a lista ‘a experimentar’
quando faço tabbouleh com couscous, normalmente adiciono o grão de bico, para fazer a refeição com proteína. Quando uso boulgour, quinoa ou freekeh costumo grelhar halloumi para acompanhar 🙂
Fiz hoje para o meu almoço o Tabbouleh, gostei muito! Muito fresco e fiquei bem satisfeita. Obrigada Márcia, continue a inspirar-nos!
A minha versão do tabbouleh é muito parecida com a tua 🙂 Também gosto de acrescentar mais cereal. O que mais gosto neste prato é o sabor cítrico.
Beijinho
A minha versão do tabbouleh é muito parecida com a tua 🙂 Também gosto de acrescentar mais cereal. O que mais gosto neste prato é o sabor cítrico.
Beijinho