
Tacos mexicanos de feijão preto e salsa de abacate
Aperitivos & snacks
Tacos mexicanos de feijão preto e salsa de abacate
As receitas que sirvo em casa diariamente são geralmente bastante simples, simples até demais para serem receitas aqui no blog, mas é inevitável explorar as diferentes culturas gastronómicas, para tornar a culinária vegetariana mais interessante, (ou para, neste caso, apimentá-la).
Adoro aquilo que conheço e aplico da culinária mexicana, e adoro recriar a partir da sua inspiração pratos mais saudáveis, como estes “tacos”. A receita que utilizei foi inspirada numa do livro “Plenty” de Yotam Ottolenghi, mas era originalmente de “quesadillas”, e por isso, levavam queijo cheddar. Eu preferi cortar no queijo, e partilhar convosco um procedimento mais simples, como o dos “tacos” (em que é só “dobrar e comer”), no lugar de fazer “quesadillas”, porque sinceramente o resultado final seria bastante semelhante.
Tacos de feijão preto, salsa de tomate e abacate, com creme de caju e limão
4 porções | Tempo de preparação 45 min | Dificuldade: 1/5
4 tortilhas de milho
Creme de caju
Pasta de feijão preto
1 lata pequena (260 g) de feijão preto cozido
1 colher de chá de sementes de coentros moídas
½ colher de chá de cominhos em pó
¼ colher de chá de pimenta cayenne ou piripiri em pó
Sumo de ½ lima
1/8 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de coentros frescos picados (opcional)
Salsa de abacate e tomate
1 abacate, cortado em cubos
1 tomate, cortado em cubos
1 pimentão-doce vermelho, cortado em cubos
¼ cebola, picada
1 dente de alho, bem picadinho
½ malagueta comprida chili, sem sementes, cortada em tiras finas
¼ chávena de coentros frescos picados (opcional)
Sumo de ½ lima
½ colher de chá de cominhos em pó
1/8 colher de chá de sal
1/8 colher de chá de pimenta preta moída
Procedimento:
1. Para fazer a pasta de feijão preto, coloque no processador de alimentos: feijão, coentros, cominhos, pimenta, sal e sumo de lima. Triture até obter uma pasta cremosa. Se necessário, junte uma colher de sopa de água para ficar mais suave.
2. Para fazer a salsa de tomate e abacate, comece por cortar em cubos pequenos a cebola, o pimento, o abacate e o tomate. Envolva numa taça os legumes juntamente com os coentros, a malagueta, o alho, e tempere sumo de lima, cominhos, sal e pimenta.
3. Para fazer os tacos: Aqueça as tortilhas numa frigideira antiaderente durante 1 min de cada lado. Coloque numa tortilha 2 ou 3 colheres de sopa de pasta de feijão numa das metades da tortilha, e espalhe. Coloque mais 2 ou 3 colheres de sopa de salsa, por cima da pasta de feijão, e por fim, 1 a 2 colheres de chá de molho de caju e limão. Dobre a tortilha sobre si, e sirva.
Recipe in English
Black bean tacos with tomato avocado salsa and cashew sauce
Serves 4
4 corn tortillas
Bean paste, recipe bellow
Tomato avocado salsa, recipe bellow
Cashew lemon sauce, recipe here
Heat the tortillas a non-stick frying pan or grill for about 1 minute on each side. To make the tacos, spread on one tortilla 2 to 3 tablespoons of the bean paste, leaving ½ inch clear around the edge. Add in 2 to 3 tablespoons of salsa in one half of the tortilla, over the bean paste, and finally, a few teaspoons of cashew sauce. Fold and it’s ready to eat!
Black bean paste
1 cup cooked black beans
1 teaspoon ground coriander
1/2 teaspoon ground cumin
¼ teaspoon cayenne pepper
1 bunch cilantro, leaves and stalks, chopped
juice of ½ lime
¼ teaspoon salt
To make the black bean taste, put the beans, coriander, cumin, cayenne, cilantro, lime and salt in a food processor. Pulse until a rough paste has formed, adding a tbsp or so of water, as necessary.
Avocado tomato salsa
1 avocado, diced
1 tomato, diced
1 red bell pepper, diced
¼ onion, chopped
1 garlic clove, minced
½ fresh red chili, finely diced
¼ cup of chopped fresh coriander
Juice of ½ lime
½ teaspoon of cumin powder
¼ teaspoon salt
A pinch of ground black pepper
To make the tomato salsa, prepare the vegetables, cutting the onion, bell pepper, avocado and tomatoes into cubes. In a bowl, combine the vegetables with fresh chopped coriander, minced garlic, chopped chili, lime juice, cumin, salt and pepper. Stir well.
Olá Márcia,
Gosto de ler e até tentar executar as tuas receitas, mas quero dizer que “salsa de abacate” não existe. Deves querer dizer “molho de abacate”. O bom Português fica bem em todo o lado.
Cumprimentos,
Paulo.
“Salsa” na gastronomia mexicana quer dizer “molho”. Basicamente é uma mistura, talvez como “pesto” na itália. Mas quem o nomeou de “polícia gramatical? Foi indelicado.
Márcia acabou de me dar uma idéia p o jantar. Seu português é dos melhores que já vi! Beijos
Olá Márcia,
Geralmente não costumo fazer post, mas gostei tanto do blog que não queria deixar de agradecer. Não só encontrei dicas nutricionais úteis, como receitas e ideias maravilhosas.
O meu sincero obrigada e que a motivação continue.
Beijinho
Descobri recentemente este blog e… prendeu-me a atenção desde o início! Identifico-me com a vontade de se comer melhor e de forma mais saudável e já anotei muitas das sugestões. Beijo! E continuação de uma cozinha apaixonada e feliz 😉
Babette
Dos vários significados que a palavra salsa pode ter no português de Portugal destaco 2 para este caso em particular: o número 2 e o número 6.
sal·sa
(latim salsa [herba] erva salgada)
substantivo feminino
1. [Botânica] Planta apiácea, de folhas partidas, muito usada na cozinha.Ver imagem = PERREXIL, PERRIXIL
2. Molho para temperar ou estimular o apetite.
3. [Geologia] Pequeno vulcão que expele lama salgada e abundantes gases.
4. [Viticultura] Casta de uva.
5. Género de música e dança de origem cubana e de influências africanas e caribenhas.
substantivo masculino
6. [Informal] Homem presumido. = PERALTA
7. [Antigo] Mascarado que percorria as ruas de Lisboa, pelo Carnaval, tentando excitar o riso.
“salsa”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/salsa [consultado em 19-08-2014].
Márcia, não tenho por hábito comentar, apesar de já seguir o teu blogue praticamente desde que o criaste. Duas das coisas de que mais gosto são as tuas fotografias e o teu português, que se percebe cuidado. Continua com o excelente trabalho.
Lígia
Adorei. Excitou-me o riso! 😉
Boa Lígia!
Adorei a receita e o comentário da Lígia, que é um must! 😀
Olá Márcia!
Descobri o teu blog há uns tempos e já tenho experimentado várias receitas. Aprecio muito todo o cuidado com que escreves, e com que elaboras as receitas. São muito próximas do tipo de cozinha e alimentação que gosto de fazer, com a mais-valia que ainda nos ensinas umas quantas coisas sobre nutrição que não saberia de outra forma.
Muitos, muitos parabéns!!
Devo acrescentar que é o meu estômago que está a escrever metade deste comentário, visto que ele está muito feliz e regalado depois de eu lhe ter feito estes tacos ao almoço. 🙂
Muito obrigada pelo teu comentário! É sempre tão bom ver o nosso trabalho reconhecido 🙂
Espero que continues a seguir o blog!
Beijinho
Adoro TUDO! adoro comida mexicana e esta tua receita, abacate e feijão preto é das minhas combinações preferidas 🙂
Olá Márcia!
Nas últimas semanas tenho acompanhado o teu blog praticamente todos os dias. Tenho-me guiado pelas tuas dicas, conselhos e receitas e, sendo vegetariana há pouco mais de um mês, considero que tenho “sobrevivido” regaladamente bem! 😉 Todas as receitas que experimentei têm ido além das expectativas e são sempre tão simples de fazer!
Hoje para o jantar seleccionei esta receita e, no final da refeição, refastelada na cadeira, pensei que não podia passar mais dias sem te deixar umas palavras de incentivo para continuares o teu maravilhoso e cativante trabalho. Que receita tão, tão deliciosa! Obrigada!