Tarte de abóbora

Tarte de abóbora

sobremesased-amine-

Sobremesas & doces

Tarte de abóbora

Abóbora, Aveia, Baunilha, Canela, Nozes, Óleo de coco, Tâmaras,
Dificuldade
0
22 Dezembro, 2014
/
14

Uma das coisas que mais aprecio nesta época é a reunião da minha família na cozinha nos dias anteriores à Ceia, para preparar os doces que vão ser servidos nessa noite, e algumas prendinhas que tencionamos oferecer. Faz todo o sentido juntar a família e fazer os nossos próprios doces em casa, e por isso não poderia faltar esta minha última sugestão para a Ceia de Natal, que é uma tarte de abóbora.
Nunca me tinha lembrado de fazer esta tarte até começar a ver blogues de culinária da América do norte, que partilham o meu fascínio por sobremesas com abóbora. Curiosamente, esta tarte tornou-se rapidamente uma das minhas preferidas!

É uma tarte leve, doce, e com sabores bem natalícios, que não poderia deixar de partilhar convosco nesta altura. A receita também não é difícil, mas espero que tenham paciência e deixem a tarte repousar no frigorífico pelo menos uma 8h antes de servir, para ficar com um recheio firme e denso. A base da tarte é crocante, feita com aveia e frutos secos, e por isso não é muito carregada nas gorduras (hum, bem, vamos só comparar à maioria de sobremesas servidas nesta época...). O recheio é um creme firme de abóbora, onde se nota um travo a canela, e que vai muito bem acompanhado de chantilly de coco e mais uma pitada desta especiaria natalícia.

Agora, despeço-me de vocês porque tenho bolachas no forno, e umas quantas aulas de Farmacodinamia para estudar (sim, porque os exames já estão à porta outra vez!). Um Feliz Natal para vocês e para as vossas famílias, repletos de bons momentos e sabores!

Tarte de abóbora (vegan)

Base
140g de tâmaras sem caroço
1 ¼ chávenas de aveia em flocos
½ chávena de nozes ou amêndoas
¼ colher de chá de canela
2 colheres de sopa de óleo de coco
1 colher de sopa de água

Recheio de abóbora
1 chávena de bebida de soja
3 colheres de sopa de amido de milho
¼ chávena (60ml) de xarope de arroz (ou outro adoçante, como maple syrup)
1 chávena de purê de abóbora
1 colher de sopa de óleo de coco
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 colher de chá de canela
1/8 colher de chá de sal

Pré-aqueça o forno a 180˚C. Unte uma forma de tarte de 20 centímetros.
Num processador de alimentos coloque a aveia, nozes, canela, sal, e triture. Junte as tâmaras, cortadas em pedacinhos pequenos, água e óleo de coco e triture novamente até que a mistura ficar bem unida. Coloque a massa preparada na tarteira, e, partir do centro, comece a pressionar a massa de forma a que fique consistente e espalhada uniformemente na tarteira. Pressione a crosta também ao longo dos lados da forma. Faça alguns furos com um garfo na base da massa, e leve ao forno uns 10-12 minutos.
Enquanto a crosta coze no forno, prepare o recheio. Numa panela pequena, misture a bebida de soja e amido de milho, e mexa até que ficar bem misturado, sem grumos. Aqueça a panela em lume baixo, e junte o adoçante. Mexa continuamente até que a mistura começar a engrossar. Desligue o lume, e misture o purê de abóbora, óleo de coco, baunilha, canela e sal. Prove e ajuste a doçura do recheio. Reserve, e deixe o recheio arrefecer um pouco à temperatura ambiente.
Retire a crosta do forno, deixe arrefecer, e em seguida, espalhe o recheio de abóbora. Leve ao forno cerca de 10 minutos até a superfície do recheio ficar consistente. Retire do forno, deixe arrefecer, e leve ao frigorífico cerca de 8-12 horas para que a tarte fique completamente firme e consistente.
Sirva com chantilly de coco e uma pitada de canela.

Nota: Para fazer o puré de abóbora geralmente levo a abóbora ao forno cortada ao meio durante 40 minutos a uma temperatura de 175ºC, até ficar bem cozida por dentro. Depois retiro o interior macio e esmago com um garfo ou trituro no processador de alimentos. Podem encontrar neste blogue instruções mais pormenorizadas.

- INFORMAÇÃO NUTRICIONAL -
1 fatia de tarte, de 10, sem chantilly, contém:
202kcal, 4,1g de proteína, 29,4g de hidratos de carbono (dos quais 15,9g são açúcares), 8,8g de gorduras (dos quais 4,0g são gorduras saturadas) e 3,7g de fibra

Recipe in English

Pumpkin pie (vegan)
Crust
140g pitted dates
1 ¼ cup rolled oats
½ cup walnuts or almonds
¼ teaspoon cinnamon
2 tablespoons coconut oil
1 tablespoon water

Filling
1 cup non-dairy milk
3 tablespoons corn starch
¼ cup rice syrup or maple syrup
1 cup pumpkin puree
1 tablespoon coconut oil
1 teaspoon vanilla extract
1 teaspoon cinnamon
1/8 teaspoon salt

Preheat oven to 180˚C. Lightly grease a 20cm pie dish.
In a food processor combine the oats, pecans, cinnamon and salt and process. Add the dates, water and coconut oil and blend again until the mixture comes together. Sprinkle the crust mixture all over the base of the pie dish. Starting from the middle, press the crumbs firmly and evenly into the dish. Press the crust up along the sides of the dish. Poke a few fork holes in the crust and bake for 10-12 minutes.
While the crust is in the oven, prepare the filling. In a small (unheated) saucepan, combine non-dairy milk and corn starch, and whisk until it's combined and all lumps are incorporated. Add sweetener, then bring to a simmer over low to low heat. Whisk continuously until the mixture thickens. Turn the heat off, whisk in the pumpkin puree, coconut oil, vanilla, cinnamon and salt. Taste and adjust sweetness. Set aside, and let cool to room temperature.
Remove the crust from the oven, let cool slightly, then spoon in the filling. Bake for an additional 10 minutes until the top sets. Remove, let cool, and refrigerate for 8-12 hours until fully chilled and set.
Garnish with coconut whipped cream and a dusting of cinnamon.

Outras Receitas que merecem destaque