Tarte de Banana, Chocolate e Avelã

Tarte de Banana, Chocolate e Avelã

sobremesased-amine-

Sobremesas & doces

Tarte de Banana, Chocolate e Avelã

Aveia, Avelã, Banana, Chocolate, Leite de coco, Tâmaras,
Dificuldade
0
19 Setembro, 2015
/
12

Olhando para a página das Sobremesas, tartes são provavelmente algo que não falta neste blog. E as opções de receitas até variam segundo as estações, grau de dificuldade ou de gulodice. É claro que o objectivo deste blog não era propriamente a partilha de tantas sobremesas, mas algures na minha rotina, gosto de ocasionalmente, uma ou duas vezes por mês, fazer um doce pensado ao pormenor, segundo o meu gosto (que de uma forma redundante não foge muito a qualquer coisa com cacau ou chocolate). Adoro cozinhar, por isso tento manter o equilíbrio entre a paixão pela cozinha, com o conhecimento de uma alimentação saudável, e o que me faz sentir bem todos os dias, com o prazer de preparar algo novo e delicioso.

Prosseguindo com a receita que vos partilho neste artigo… Acho que se gostam tanto de fazer tartes como eu, têm mesmo de experimentar esta receita! É provavelmente uma das melhores sobremesas que já fiz, e vão ver que apesar desta receita ter uma execução um pouco demorada, valerá totalmente a pena.

Começando pela crosta, que embora tenha como ingredientes principais tâmaras e aveia, consegue ser crocante, não se desfaz, nem tem quantidades exageradas de gordura. É uma base simples para as camadas gulosas que se seguem.

A camada seguinte de chocolate e avelã foi uma descoberta recente. Uma técnica partilhada pela Angela Liddon do blog Oh She Glows, que mimetiza um creme suave, quase como uma mousse, mas que serve de cobertura. Contém apenas 2 ingredientes a receita original, mas eu ajustei as quantidades dos mesmos para uma textura mais leve, e que não serve tanto o propósito de cobertura. Juntei ainda manteiga de avelã e um pouco de baunilha. Utilizando chocolate negro (com 70% de cacau) , posso obter um sabor no creme ainda mais intenso e rico, e que é completado pelo sabor ligeiramente amargo e torrado da manteiga de avelã.

A camada de banana é o que torna esta tarte realmente diferente, e dá até um sabor fresco, que contrasta com o amargo do cacau e das avelãs, mas ao mesmo tempo também liga as camadas suaves de chocolate e do chantilly de coco. Mas não pude deixar de pensar, depois de saborear cada garfada de todas as camadas da tarte, se morangos ou outras frutas frescas laminadas não ficariam igualmente bem ou melhor. Sem dúvida algo a experimentar noutra época.

Por fim, finalizei a tarte com chantilly de coco, já apresentado algumas vezes no blog, avelãs tostadas (na sertã, sem gordura, e com a pele posteriormente removida), e umas raspas de chocolate.

Tarte de banana, chocolate e avelã

Crosta de aveia
140g de tâmaras sem caroço
1 ¼ chávenas de aveia em flocos
½ chávena de nozes ou amêndoas ou sementes
¼ colher de chá de canela
2 colheres de sopa de óleo de coco, ou outro
1 colher de sopa de água

Creme de chocolate e avelã
1 lata (400ml) de leite de coco
200g de chocolate para culinária
2 colheres de sopa de manteiga de avelã (ou de outra oleaginosa)

Chantilly de coco
1 lata (400ml) de leite de coco
1 colher de chá de xarope de arroz ou outro

Coloque 2 latas de leite de coco no frigorífico, um dia antes de fazer a tarte.

Para a crosta de aveia: Pré-aqueça o forno a 180˚C. Unte uma forma de tarte de 20 centímetros.
Num processador de alimentos coloque a aveia, nozes, canela, sal, e triture. Junte as tâmaras, cortadas em pedacinhos pequenos, água e óleo de coco e triture novamente até que a mistura ficar bem unida. Coloque a massa preparada na tarteira, e, partir do centro, comece a pressionar a massa de forma a que fique consistente e espalhada uniformemente na tarteira. Pressione a crosta também ao longo dos lados da forma. Faça alguns furos com um garfo na base da massa, e leve ao forno uns 10-12 minutos. Deixe arrefecer completamente, antes de juntar as restantes camadas da tarte.

Para o creme de chocolate e avelã: Retire de uma lata de leite de coco apenas o creme de coco sólido, e coloque numa panela pequena . Adicione o chocolate em pedacinhos , a manteiga de avelã, e derreta o chocolate lentamente em lume brando, mexendo frequentemente. Transfira o creme de chocolate para uma taça e deixe solidificar no frigorífico, cerca de 2-3 horas (ou durante a noite ). Assim que o chocolate estiver de novo firme, bata numa batedeira eléctrica até obter um creme suave e espumoso.

Para o chantilly de coco: Retire novamente o creme de coco da segunda lata de leite de coco e coloque numa taça, juntamente com uma colher de chá de xarope de arroz. Bata o creme do leite de coco com uma batedeira eléctrica durante alguns minutos, até atingir uma consistência suave, quase como o chantilly. Prove, se achar que o sabor é muito doce, junte algumas gotinhas de sumo de limão.

Para fazer a tarte, cubra a base (arrefecida) com o recheio de chocolate e avelã numa camada única e uniforme. Corte 2 bananas em tiras, e coloque-as por cima da camada de chocolate, tal como exemplificado na fotografia. Por fim, cubra a tarte com o chantilly, e decore com algumas avelãs tostadas e raspas de chocolate.

Nota: Esta tarte deve ser guardada no frigorífico antes de ser servida, e depois, se sobrar.

Recipe in English

Chocolate banana pie

Oat crust
140g pitted dates
1 ¼ cup rolled oats
½ cup walnuts or almonds
¼ teaspoon cinnamon
2 tablespoons coconut oil
1 tablespoon water

Chocolate hazelnut filling
1 can (400 ml) full-fat coconut milk
200g chocolate
2 tablespoons hazelnut butter

Coconut whipped cream
1 can (400ml) full-fat coconut milk
1 teaspoon rice syrup, or other liquid sweetener

Place 2 cans of full-fat coconut milk in the fridge overnight, the longer they chill the better.

For the crust: Preheat oven to 180˚C. Lightly grease a 20cm pie dish.
In a food processor combine the oats, pecans, cinnamon and salt and process. Add the dates, water and coconut oil and blend again until the mixture comes together. Sprinkle the crust mixture all over the base of the pie dish. Starting from the middle, press the crumbs firmly and evenly into the dish. Press the crust up along the sides of the dish. Poke a few fork holes in the crust and bake for 10-12 minutes.
For the chocolate filling: Scoop only the solid white coconut cream of one can of coconut milk into a small pan. Add the chocolate cut into smaller pieces as well, and gently melt over low heat. Stir frequently. Transfer this mixture into a bowl and then place in the fridge for 2-3 hours (or overnight) until it firms up. When it’s firmed enough, whip it with a electric beater until smooth and creamy.
For the whipped coconut cream: Carefully scoop out the top cream layer into a mixing bowl. Add rice syrup and whip the coconut milk for a few minutes with electric beater, until creamy and smooth.

To assemble, spread the chocolate hazelnut filling onto the base of the crust (cooled). Slice 2 bananas and place the slices on top of the chocolate cream. Spread the coconut whipped cream on top of the banana slices in an even layer, and garnish with some toasted hazelnuts and shaved chocolate.

Bom apetite...

    • 19 Setembro 2015 / 12:58

      uauuu, amei esta delicia.
      Super fácil de fazer, funcional e ‘do bem”. Parabens

    • 19 Setembro 2015 / 12:58

      uauuu, amei esta delicia.
      Super fácil de fazer, funcional e ‘do bem”. Parabens

    • Sara Miriam Amaro
      19 Setembro 2015 / 19:22

      Mas a depois a banana oxida e fica feio e a saber a estranho, certo? É a experiência que tenho com todas as sobremesas que levam banana ao natural.

      • 27 Setembro 2015 / 10:53

        Olá Sara 🙂
        Por acaso só tive essa percepção no 3º dia, na última fatia que sobrou. Acho que como as fatias de banana estão cobertas por camadas acabam por não oxidar tanto imediatamente.

    • 22 Setembro 2015 / 11:50

      Deve ser maravilhoso, adoro banana e o estilo do teu blog. Muitos parabéns!

    • 22 Setembro 2015 / 11:50

      Deve ser maravilhoso, adoro banana e o estilo do teu blog. Muitos parabéns!

    • 26 Setembro 2015 / 23:55

      Já tinha visto a tarte da angela lindon e a tua está com ar igualmente apetitosa 🙂 concordo que outras frutas ficariam aí bem, imagino umas framboesas fresquinhas!

      Beijinho

    • Mónica
      14 Outubro 2015 / 20:56

      Olá Márcia! Muitos parabéns pelo blog, costumo seguir e já fiz algumas receitas!
      Gostava de saber qual o processador de alimentos que utiliza, especialmente para fazer as manteigas de oleaginosas.
      Gostava de comprar um para a minha mãe, pode dizer-me a marca e modelo? Se preferir pode mandar por email.
      Obrigado e continue o bom trabalho!

    • Cristina
      06 Novembro 2015 / 15:42

      Olá Marcia.

      Preciso da tua ajuda, não gosto de leite de côco. O que me aconselhas a usar em alternativa?
      Obrigada.

    • Vanessa
      22 Novembro 2015 / 15:33

      Olá Márcia!
      Óptima receita! Fiz hoje e ainda estou para provar. Já meti o dedo e por enquanto está muito bom. ehehe
      Só tive um problema: O chocolate e a cobertura de leite de coco com o xarope de arroz, ficou muito liquida… Aconselhas alguma coisa?
      Não ficou assim cremoso, como tens na foto.
      Bati o “chantily” durante 10min e pus no frigorífico e mesmo assim está liquida. E o creme de chocolate durante 2horas.

      • 22 Novembro 2015 / 23:17

        Olá Vanessa!
        Não devia ficar assim líquido… Separaste bem a camada sólida do leite de coco? É essencial para que esta receita resulte…
        Beijinhos!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Receitas que merecem destaque