Tarte de inverno

Tarte de inverno

Pratos principais eacompanhamentosed-amine-

Pratos Principais & Acompanhamento

Tarte de inverno

Abóbora, Cebola, Cogumelos, Feijão branco, Leguminosas, Tomilho,
Tempo de preparação 75 minutos
Dificuldade
4 Numero de Porções: Pratos principais eacompanhamentosed-amine-Pratos principais eacompanhamentosed-amine-Pratos principais eacompanhamentosed-amine-Pratos principais eacompanhamentosed-amine-
0
23 Dezembro, 2019
/
0

Nos últimos meses tenho estado mais ausente deste projeto porque iniciei uma tese de mestrado na indústria alimentar e, também, porque tenho trabalhado mais na área da nutrição clínica, em particular porque uma das clínicas com qual colaboro tem uma parceria com um ginásio. Para além disto, felizmente, os workshops têm esgotado, e é com bastante entusiasmo que os vejo a ser reagendados de forma mais próxima, além de também ter sido desafiada a colaborar noutras formações.

Ontem finalmente entrei de férias e, embora quisesse deixar-vos uma receita adequada à quadra, ainda não tinha planeado nada. Acabei por tentar fazer uma versão diferente da tarte de tomate-cereja, e adaptá-la à época. Para tal, comecei por fazer uma pasta de feijão branco com cebola caramelizada e tomilho, que utilizei para envolver legumes assados suculentos: abóbora e cogumelos, temperados com tomilho, vinagre balsâmico, pimenta (…). Coloquei este recheio em quadradinhos de massa filo, pincelados com azeite, fechei a tarte, e salpiquei com amêndoa. Levei ao forno até a massa ficar dourada, e o recheio mais firme. A massa filo, estaladiça, contrastou com a textura do recheio cremoso, e dos cogumelos carnudos. No sabor, prevaleceu a doçura da cebola caramelizada, com algumas notas do tomilho, limão, e um nadinha picante do piripiri, que deixo ao vosso gosto.

Por fim, desejo-vos a todos um Natal muito feliz, na companhia dos que amam, e recheado de petiscos deliciosos. 🙂

Tarte de inverno, com abóbora e cogumelos e recheio de feijão branco e cebola caramelizada

4 tartes individuais | 1h15min | Dificuldade: 2/5

Ingredientes:
Abóbora e cogumelos assados
1 abóbora menina pequena (900 g), descascada e cortada em cubos
200 – 300g de cogumelos castanhos, cortados em metades ou quartos
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de chá de açúcar mascavado (opcional)
1 colher de chá de tomilho
< ¼ colher de chá de piripiri
Uma pitada de sal e pimenta preta a gosto

Pasta de feijão branco e cebola caramelizada
1 cebola, cortada em fatias
2 dentes de alho esmagados
1 colher de sopa de azeite
260 g (1 lata pequena) de feijão branco, cozido
1 colher de chá de amido de milho
1 colher de sopa de sumo de limão
½ colher de chá de tomilho
Pimenta preta a gosto

120 g de massa filo

Cobertura
1 colher de sopa de azeite
30 g de amêndoas, picadas

Procedimento:
1. Para assar a abóbora: Envolva os cubinhos de abóbora e os cogumelos nos condimentos indicados, e leve ao forno (pré-aquecido a 200 ˚C) numa forma revestida com papel vegetal durante 15 a 20 minutos. Assim que os cubinhos estiverem tenros, retire imediatamente do forno.
2. Para fazer a pasta de feijão branco: Numa frigideira antiaderente, aqueça em lume médio 1 colher de sopa de azeite e salteie a cebola, juntamente com os dentes de alho. Mexa frequentemente até a cebola começar a dourar. Diminua o lume, e deixe cozer durante pelos menos mais 12 minutos, mexendo frequentemente, até a cebola ficar muito macia, e de cor acastanhada. Triture no processador de alimentos (ou na liquidificadora, ou, com o auxílio de uma varinha mágica) o feijão, a cebola caramelizada, o sumo de limão, o amido de milho, o tomilho, e a pimenta preta. Retifique os temperos a gosto. Numa taça, envolva o puré de feijão com cerca de 2/3 dos legumes assados. Reserve.
3. Para fazer as tartes: Dobre cada folha de massa filo em quatro. Enquanto é manuseada, a massa filo deve repousar sobre um pano húmido e coberta com película aderente para prevenir que seque. Pincele a massa com azeite, e recheie com ¼ do puré de feijão. Espalhe ligeiramente a pasta e cubra com alguns legumes assados que sobraram. Dobre as faces para “fechar” o recheio. Pincele as bordas com azeite e coloque as amêndoas picadas. Leve as tartes ao forno a 180 ˚C durante cerca de 20 minutos.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Receitas que merecem destaque