
Tarte de Limão
Sobremesas & doces
Tarte de Limão

Recentemente recebi a sugestão de uma leitora da página de partilhar sobremesas mais frescas. Imediatamente verifiquei a inexistência de sobremesas nesta página com lima ou limão, ou sobremesas que utilizassem principalmente frutas. Admito que gosto muito mais de sobremesas ricas, com chocolate, mas depois de ter posto esta tarte em prática, achei que talvez fosse igualmente tentadora, e mais adequada para a estação que se aproxima.

Aproveitei as receitas de outras tartes que já vos partilhei para fazer a base, por isso, esta não será uma novidade nesta receita. O recheio, por sua vez, é uma deliciosa combinação de sabores doce e amargo, de aromas frescos do limão, e com uma boa consistência devido à utilização do amido de milho e leite de coco.
Aproveitei as receitas de outras tartes que já vos partilhei para fazer a base, por isso, esta não será uma novidade nesta receita. O recheio, por sua vez, é uma deliciosa combinação de sabores doce e amargo, de aromas frescos do limão, e com uma boa consistência devido à utilização do amido de milho e leite de coco.
Não resisti em juntar amêndoas e coco laminados, para um toque crocante, mas são opcionais. Para os leitores mais audazes na cozinha vegetariana, sugiro que experimentem também finalizar a tarte com um merengue de aquafaba, para um resultado final com um aspeto para lá de fantástico, e capaz de surpreender os mais sépticos da culinária vegetariana. Ou, se gostam da ideia de uma sobremesa mais fresca, porque não, acompanhar a tarte de uma bola de gelado de baunilha e umas folhas de menta?
As sugestões de apresentação desta receita podem ser várias, mas prometo que a base da tarte e o recheio simples são, por si só, deliciosos.
Tarte de limão
Base da tarte
2 chávenas (240g) de farinha de trigo
1 chávena (120g) de amêndoas
6 colheres de sopa de óleo vegetal (à vossa escolha)
6 a 7 colheres de sopa (60-75ml) de água gelada
¼ colher de chá de sal
Recheio de limão
1 lata (400ml) de leite de coco
8 colheres de sopa rasas (50g) de amido de milho
½ chávena + 2 colheres de sopa rasas (125g) de açúcar
Sumo e raspa de 3 limões médios (rende cerca de 160 a 180ml de sumo)
1 pau de canela (opcional)
Cobertura (opcional)
50g de amêndoa laminada
Pré-aqueça o forno a 175ºC (350ºF).
Numa taça grande, misture a farinha, óleo, sal e a amêndoa moída. Misture bem, e adicione as colheres de sopa de água gelada, uma a uma. A massa deve ficar bem unida, com uma boa consistência. Se não, adicione mais 1 ou 2 colheres de sopa de água. Ou se ficar muito húmida, adicione um pouco de farinha. Coloque a massa entre duas folhas de papel vegetal e estenda-a com o auxílio de um rolo, formando um círculo de aproximadamente de 25 a 30cm. Guarde a massa no frigorífico durante 10 minutos. Coloque a massa na tarteira. Pique a massa com um garfo, coloque uma folha de papel vegetal com feijões secos (para manter a base lisa), e leve ao forno cerca de 20 minutos.
Enquanto a crosta coze no forno, prepare o recheio. Misture o amido de milho com cerca de 50ml de água numa taça, e reserve. Numa panela pequena, misture o leite de coco, o açúcar, o sumo e raspa de limão, um pau de canela, e o amido dissolvido. Aqueça a panela em lume baixo. Mexa continuamente até que a mistura começar a engrossar. Prove e ajuste a doçura do recheio. Reserve, e deixe o recheio arrefecer um pouco à temperatura ambiente.
Retire a base da tarte do forno, e espalhe o recheio. Cubra com a amêndoa tostada, e leve a tarte ao frigorífico, cerca de 2 horas, até o recheio ficar firme.
Outras Receitas que merecem destaque

Panquecas de trigo sarraceno e manteiga de amêndoa

Estufado de feijão e pimento

Que tarte linda Márcia! Adorei a receita da base. É uma das minhas tartes preferidas, adoro o travo a limão. 🙂
Beijinhos,
sara
Adorei a sugestão e as fotos ficaram lindas. Alguma sugestão para fazer a receita sem utilizar açúcar comum? Será que resulta bem sem açúcar nenhum, eu gosto bastante de limão e do amargo 🙂 Beijinho Andreia
Não sou a márcia mas sem adoçar não vai ficar bom parece-me mas pode usar geleia arroz ou mel que não sao refinados e/ou têm índice glicemico menor que o acúcar e não precisa pôr muito mas a tarte ganha vida de certeza
Fantástica. Até cresce agua na boca 🙂
Deliciosa!!
Beijinhos!!
Bimby & Sabores da Vida
Cara Márcia! Tem ótimo aspeto! Quero fazer essa receita e tenho tudo já para fazer, mas tenho algumas dúvidas. Os 25 a 30 centímetros é o de uma tarteira normal? Quando a massa vai esticada 10 min ao frigorífico antes de ir para tarteira como faz? Coloca num prato? Muito Obrigada!
Cara Renata, a tarteira é normal, e a massa pode repousar no frigorífico esticada num prato. 🙂
Cara Márcia,
Esta tarte parace deliciosa! Vou fazer este fim-de-semana, mas fiquei com uma dúvida:
eu vou fazer na noite anterior para consumir no almoço do dia seguinte, a tarte pode ficar toda a noite no frigorífico ou vai endurecer?
Obrigada pela patilha : )
Olá Andreia,
A tarte pode ficar toda a noite no frigorífico. 🙂
Obrigada por experimentar a receita, espero que corra bem!
Obrigada Márcia, correu bem, gostei imenso, é muito fresquinha : ) um bom fim-de-semana
Ainda bem Andreia, fico contente por ter gostado! Muito obrigada por ter partilhado. 🙂
Linda tarte, ficou perfeita, tenho que experimentar fazer esta receita!!!! bjs
http://www.iguaria.com/
Fiz esta receita. O recheio de limão é divinal!!! Substituí o açucar por açucar amarelo, ficou excelente.
Boa tarde, gostava de experimentar esta receita mas não tenho leite de coco, posso substituir por outra bebida vegetal? Obrigada desde já
Olá Manuela,
Julgo que sim, que resultará bem na mesma quantidade, mas nunca experimentei!