Tartes com sabor a verão

Tartes com sabor a verão

sobremesased-amine-

Sobremesas & doces

Tartes com sabor a verão

Amêndoas, Farinha de trigo integral, Leite de coco, Pêssego,
Dificuldade
0
23 Julho, 2014
/
13

Suponho que alguns leitores não estejam muito satisfeitos com uma receita de sobremesa, e esperavam algo leve para esta altura, mas para mim o verão é a altura perfeita para fazer sobremesas, porque posso fazer tartes e bolos decorados com as minhas frutas preferidas, e fazer os gelados mais coloridos e de sabor mais fresco. Por falar em frutas preferidas, o pêssego é uma delas, o que faz com que ver pêssegos prontos a ser colhidos nos quintais da família seja uma verdadeira alegria , como aconteceu este mês. E é uma alegria ainda maior receber tantos pêssegos quanto um estômago consegue aguentar em poucas semanas, mas por isso, também se inventam receitas com eles, como esta.

Quanto à receita, é uma sobremesa fresca, e fica muito bem acompanhada das frutas desta estação como pêssegos e morangos, no recheio de creme de coco. Nas fotografias mais abaixo poderão ver a receita feita de duas formas, em tarte, decorada com pêssegos cortados em fatias, e em tarteletes, decoradas também com morangos laminados e inteiros. Pessoalmente gosto mais de servir em tarteletes esta receita, porque acho que a massa, que não tem muita gordura, resulta melhor. Ainda assim, podem experimentar fazer a tarte, e servir com pêssegos doces (preferencialmente um bocadinho durinhos mas maduros) cortados em fatias finas, e facilmente criar uma decoração diferente. Outras frutas também serão bem-vindas, e por isso fico à espera das vossas sugestões.

Tarte de creme de coco com pêssegos e morangos

Massa da tarte
Esta quantidade de massa faz 6 a 8 tarteletes ou 1 tarte média

¾ chávena (90g) de farinha de trigo
¼ chávena (30g) de farinha de trigo integral
4 colheres de sopa de óleo vegetal não refinado (à vossa escolha)
1 chávena (120g) de amêndoa moída
4 a 5 colheres de sopa (60-75ml) de água fria
¼ colher de chá de sal

Pré-aqueça o forno a 175ºC (350ºF).
Numa tigela média, misture a farinha, óleo, sal e a amêndoa moída. Misture bem, e adicione a água. Se a massa ainda assim estiver muito seca, adicione mais 1 colher de chá de água. Divida a massa pelas tarteletes ou coloque na forma da tarte, e com os dedos, pressione a massa contra o rebordo, para formar a crosta. Pique a crosta com um garfo, e leve ao forno uns 15 minutos. Depois de retirar do forno deixe arrefecer e recheio com o creme de coco e frutas.

Recheio
1 lata de leite de coco de qualidade (não pode ser light)
1 colher de sopa de adoçante (à vossa escolha, como xarope de ácer, ou xarope de arroz)

Coloque a lata de leite de coco no frigorífico, no dia anterior. No dia seguinte, ao abrir a lata, vai reparar que a parte superior do líquido é bastante densa e branca. Não agite a lata. Com uma colher, retire a camada densa e coloque numa taça, juntamente com o adoçante. Bata o creme do leite de coco com uma batedeira elétrica durante alguns minutos, até atingir uma consistência suave, quase como chantilly. Prove, se achar que o sabor é muito doce, junte algumas gotinhas de sumo de limão. Espalhe o creme pelas tarteletes ou tarte, e decore com fatias de pêssego e morangos.

Nota: As fatias de pêssego na tarte podem ser ligeiramente caramelizadas numa colher de sopa de adoçante líquido numa frigideira, para terem um recheio mais doce e mais agradável. Na versão das fotografias, o pêssego não foi caramelizado, mas aconselho.

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL
1 dose desta receita equivale a metade de 1 tartelete (se decidirem fazer 6), ou 1 fatia da tarte, se cortarem em 12:
173kcal, 3,4g de proteína, 13,6g de hidratos de carbono, dos quais 3,4 são açúcares, 12,6g de gordura, sendo 4,3g de gordura saturada, e 1,9g de fibra

 

Recipe in English

Coconut cream strawberry peach tart

Crust
Makes 6-8 tartlets or 1 tart crust

¾ cup (90g) plain flour
¼ cup (30g) whole wheat flour
4 tablespoons non-refined vegetable oil, of your choice
1 cup (120g) ground almonds
4-5 tablespoons (60 – 75ml) cold water
¼ teaspoon salt tea

Preheat oven to 175ºC (350ºF).
In a medium bowl, combine flours, oil, salt and almond meal. Stir to combine. Add water and mix. If dough too dry, add more water one teaspoon at a time. Pour dough into tartlet or tart pans and press to make crust. Pick crust with fork and bake for 15 minutes.

Coconut cream filling
1 can of coconut milk (full fat)
1 teaspoon honey (or other liquid sweetener)

Place the can in the fridge overnight. Carefully scoop out just the top cream layer, leaving the liquid portion. Spoon into a mixing bowl and add liquid sweetener. Whip the coconut milk for a few minutes with hand beater, until creamy and smooth. Pour the coconut cream over the tartlets or tart crust, and garnish with peach slices and strawberries.

Bom apetite...

    • Joana
      23 Julho 2014 / 12:51

      Que aspecto fantástico! Adorei este blog, ando sempre em busca de receitas vegan e sem trigo e açúcar e encontrei aqui boas alternativas! Parabéns!

    • Juliana
      24 Julho 2014 / 15:55

      Não consigo acertar este creme com leite de coco! Quando tentei fazer ficou muito líquido. Alguma dica especial?

      • 24 Julho 2014 / 21:21

        Geralmente para separar as 2 fases resulta deixar no frigorífico durante um dia… Fez isso? E não agitou? É que costuma resultar comigo, mas algumas marcas de leite de coco por vezes não correm tão bem…

    • 27 Julho 2014 / 21:48

      As tartes ficaram com aspecto delicioso! Eu sou uma das leitoras gulosa, por isso também adoro as publicações doces que trazes, pois sempre são versões mais saudáveis que as tradicionais. Com uma mistura de frutos vermelhos, que eu adoro também devem ficar uma delícia 🙂

    • 28 Julho 2014 / 0:12

      Márcia por mim estás à vontaaaade para trazer sobremesas, como gulosa assumida estou sempre pronta a ver novas receitas para experimentar eheh 😛 E esta sobremesa é bem leve e fresquinha, eu tenho devorado os meus pêssegos ao lanche mas vou tentar guardar uns para umas tartes assim 🙂

      beijinho*

    • 18 Setembro 2014 / 6:41

      Engordo só de olhar, tem um aspecto divinal e a base é semi-integral… vou ter que pedir à minha irmã para fazer estas tartes 🙂
      Beijinho
      Cátia

    • Margarida
      04 Janeiro 2015 / 23:39

      Olá! O post já tem alguns meses mas espero que mesmo assim seja possível obter resposta à minha pergunta! Qual a quantidade de leite de coco que devemos usar? Pois já procurei e encontro latas de 400ml, 200ml e mm 165ml e fiquei na dúvida, e já agora qual a marca que usas ou alguma que saibas que é de qualidade? (sou nova nestes produtos!) Obrigada 🙂 e é um óptimo blog, adorei!

      • marciagoncalves93
        05 Janeiro 2015 / 14:55

        Olá! A receita refere-se a uma lata de 400ml, desculpa! 🙂
        Quanto à marca já usei várias, mas tenho mais preferência pela do Lidl, e a Biona do Celeiro.

        • Margarida
          05 Janeiro 2015 / 18:18

          Muito obrigada pela resposta! Vou tentar a receita um dia destes 😀 Boa sorte para o blog e continua pois é óptimo!

    • Bernarda
      21 Dezembro 2016 / 0:26

      Há creme de coco á venda. Podemos fazer o chantilly com esse creme de coco?
      Bj
      Bernarda

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Receitas que merecem destaque