Trifle de chocolate e morangos

Trifle de chocolate e morangos

sobremesased-amine-

Sobremesas & doces

Trifle de chocolate e morangos

Chocolate, Leite de coco, Moangos,
Tempo de preparação 120 minutos
Dificuldade
4 Numero de Porções: sobremesased-amine-sobremesased-amine-sobremesased-amine-sobremesased-amine-
3
12 Fevereiro, 2018
/
0

Há cerca de 2 semanas tive a oportunidade de apresentar o livro no espaço Istofaz-se, em Lisboa, e de demonstrar a preparação de 2 receitas do mesmo. Era inevitável que uma das sugestões fosse uma sobremesa, e acabei por escolher apresentar o brownie de chocolate. Enquanto preparava os ingredientes para agilizar a demonstração, mudei de ideias e resolvi servi-lo num trifle, com camadas de outras receitas do livro, como o molho de morangos da página 172 e o creme de chocolate da página 154. O brownie, embebido na calda de morangos, e sobreposto em camadas com a ganache de chocolate batida, resultou numa sobremesa em que cada colherada, de quantidades desiguais de cada camada do trifle, tinha um sabor único, delicioso e inesperado. Acima de tudo, espero que a inclusão das várias receitas tenha servido o propósito: demonstrar que as preparações e métodos básicos da culinária vegetariana apresentados no livro são um ponto de partida para uma vastidão de novos e deliciosos pratos.

Como gostei tanto do resultado, decidi também partilhar a receita no blog mas, desta vez, com bolo de chocolate fofo. O bolo de chocolate foi feito a partir desta receita, mas juntei pepitas de chocolate (tal como quando fiz com o brownie) para o contraste de texturas no trifle. E, porque, para mim, há poucas coisas tão deliciosas quanto comer uma sobremesa e encontrar um pedacinho de chocolate rico no meio de um creme suave ou de um bolo.

Ainda sobre esta receita, julgo que não faz verdadeiramente juros ao nome porque, habitualmente, no trifle, a massa do bolo é embebida numa bebida alcoólica, como brandy ou rum, que humedece o bolo para manter a sua estrutura e não retirar humidade à camada de geleia de fruta, que habitualmente o sobrepõe. Pessoalmente, gosto de juntar um pouco mais de água e de sumo de citrinos no molho de fruta e utilizá-lo como forma de humedecer o bolo, e dar-lhe um sabor mais fresco e frutado.

Independentemente da adição de álcool, as restantes camadas foram colocadas tal como dita a sobremesa tradicional, começando pelo bolo, seguido da geleia (neste caso, um caldo de morangos) e, por fim das natas ou um creme suave para contrastar com as outras texturas da sobremesa que, neste caso, foi uma ganache de chocolate batida até resultar num creme aveludado. Por fim, a sobremesa foi ainda guarnecida com natas vegetais batidas, morangos frescos e avelãs tostadas picadas.

Trifle de chocolate com molho de morango

4 porções | 120 minutos | Dificuldade: 3/5

Creme de chocolate:
160 g de chocolate, com teor de 70% de cacau
200 mL de leite de coco

Massa do bolo:
¾ chávena (105 g) de farinha de trigo T55
3 colheres de sopa (15 g) de cacau em pó
½ colher de chá de bicarbonato de sódio
uma pitada de sal
5 colheres de sopa (60 g) de açúcar
3 colheres de sopa (45 mL) de óleo
½ chávena (120 mL) de bebida vegetal
½ colher de sopa de vinagre de sidra
30 g de chocolate, com teor de 70% de cacau, picado

Molho de morango:
1 colher de chá de amido de milho
3-4 colheres de sopa de água
Sumo e raspa de ½ limão
1 colher de sopa de açúcar
4 chávenas (400 g) de morangos

Natas vegetais para bater
1/4 chávena (30 g) de avelãs tostadas, picadas

Procedimento:
1. Prepare o creme de chocolate: comece por aquecer o leite de coco em lume brando numa panela pequena. Desligue o lume, junte o chocolate picado e envolva até obter um molho denso. Deixe arrefecer no frigorífico, até o chocolate ficar firme, cerca de 2 horas. Assim que este estiver bastante duro, bata com a batedeira elétrica até obter um creme suave. Reserve no frigorífico.
2. Prepare o molho: dissolva o amido na água e coloque numa panela pequena juntamente com o açúcar, o limão, e os morangos. Coza durante cerca de 5 minutos, o suficiente para os morangos amolecerem ligeiramente, sem se desfazerem. Deixe o molho de morango arrefecer completamente.
3. Para fazer a massa do bolo, misture, numa taça, a farinha, o cacau, o bicarbonato, o sal e o açúcar. Noutra taça, misture o óleo e a bebida vegeta. Envolva a mistura líquida no preparado seco. Junte o vinagre e o chocolate picado e mexa rapidamente. Verta a massa numa forma de 18 a 20 de largura, ou uma forma de bolo inglês, untada e enfarinhada. Leve ao forno preaquecido a 180 °C durante cerca de 15 minutos. Retire o bolo do forno e deixe arrefecer completamente.
4. Bata as natas vegetais de acordo com as instruções da embalagem.
5. Em 4 copos ou taças individuais ou, numa taça grande (~2L), disponha uma camada de bolo cortado em cubinhos de 1 cm. De seguida, junte algumas colheres de sopa do molho de morangos. Cubra os morangos com o creme de chocolate. Repita todas as camadas até preencher a taça, e guarneça com as natas vegetais batidas, morangos frescos, avelãs tostadas picadas e raspas de chocolate a gosto. Leve a sobremesa ao frigorífico durante pelo menos 2 horas para o bolo absorver a humidade do molho de morango.

 

Variação:

Trifle de chocolate branco, framboesas e limão: No creme de chocolate, substitua o chocolate negro por chocolate branco (opção vegan na Amorbio e Amazon), e continue o procedimento tal como acima descrito. Faça metade da massa deste bolo de limão. No lugar dos morangos, faça o molho com framboesas. Sirva o trifle com raspas de chocolate branco, framboesas frescas, e folhas de hortelã picadas.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Receitas que merecem destaque