Waffles de cacau e banana

Waffles de cacau e banana

PequenoAlmoçoed-amine-

Pequeno-almoço

Waffles de cacau e banana

Banana, Cacau, Limão, Morangos,
Tempo de preparação 15 minutos
Dificuldade
2 Numero de Porções: PequenoAlmoçoed-amine-PequenoAlmoçoed-amine-
1
24 Julho, 2018
/
0

Dentro das várias receitas de pequeno-almoço, já podem contar com algumas de panquecas mas, só recentemente é que me aventurei na outra preparação clássica desta refeição, os waffles.

Os waffles distinguem-se das panquecas pela forma como são confecionados, onde a massa é espalhada entre duas placas metálicas que imprime o padrão característico. Este formato não é só atrativo, como útil, pois permite dourar uma maior área de superfície da massa e, reter a manteiga, o xarope, ou outros toppings que habitualmente acompanham os waffles. A massa deste preparado também se diferencia da das panquecas nas quantidades de gordura, açúcar ou ambos, adicionadas, que são frequentemente superiores, com vista ao desenvolvimento das qualidades que habitualmente são apreciadas nos waffles: um exterior visivelmente dourado e crocante e um interior macio, delicado e capaz de absorver os toppings adicionados.

Mas, como se trata de uma receita de pequeno-almoço, tive em atenção a quantidade de gordura e açúcares adicionados, procurando, ainda assim, uma receita que produzisse waffles coesos, de faces douradas e com um sabor agradável a cacau.

Para dar alguma doçura à massa, e de forma a reduzir a intensidade do sabor amargo do cacau, juntei à receita uma banana (madura) reduzida a puré. Esta quantidade de banana não confere um sabor doce à massa, e julgo que também não resulta num sabor a banana muito intenso, mas, é a quantidade suficiente para, a meu ver, balancear os sabores, e não afetar a estatura do interior do waffle, que tende a ficar demasiado húmido e gumoso com quantidades superiores de banana.

Por fim, depois de confecionar os waffles na máquina, servi-os imediatamente guarnecidos com um molho de morangos (a pensar no pequeno-almoço, e não para adicionar a sobremesas, como os demais publicados nesta página 😊), iogurte, morangos e mirtilos.

Waffles de cacau e banana

Rende 2 waffles (1 a 2 porções) | Tempo de preparação: 15 min | Dificuldade: 1/5

Ingredientes:
5 colheres de sopa (44 g) de farinha de trigo integral, ou de aveia
1 ½ colheres de sopa (6 g) de cacau
½ colher de chá de fermento químico (baking powder)
1 banana pequena (50 g), madura, esmagada em puré
5 colheres de sopa (75 mL) de bebida vegetal de soja, não-açucarada
½ colher de chá de extrato de baunilha – opcional

Procedimento:
1. Comece por untar a superfície da placa metálica da máquina de fazer waffles com óleo vegetal antes de a ligar. Para untar, pode utilizar uma folha de papel de cozinha humedecida com a gordura, ou, pode untar com um pincel de cozinha. Unte a placa mesmo que seja antiaderente para evitar que o waffle fique colado a ambas as superfícies, e acabe por abrir. Ligue a máquina para aquecer as placas.
2. Misture numa taça a farinha de aveia, o cacau e o fermento. Junte a bebida vegetal, o puré de banana e a baunilha. Envolva, sem mexer demasiado a massa.
3. Coloque a massa nas placas aquecidas e coza durante cerca de 5 a 6 minutos, até a massa ficar firme, ligeiramente dourada e crocante. Sirva imediatamente com iogurte (alternativa vegetal), fruta fresca de época e, se gostar da sugestão, com o molho de morangos cuja receita se encontra descrita mais abaixo.

 

Variações:

Waffles de mirtilo e iogurte: No passo 2, substitua o cacau por mais farinha e troque as 5 colheres de sopa de bebida por iogurte vegetal, mas junte 1 colher de sopa de bebida (para a mistura não ficar demasiado espessa). Envolva, e junte por fim 2 colheres de sopa de mirtilos (frescos ou congelados) na massa. Prossiga com a receita tal como descrito.
Waffles de pera e gengibre: No passo 2, substitua o cacau por mais farinha e troque o puré de banana por puré de maçã. Junte também ¼ colher de chá de canela e ¼ colher de chá de gengibre em pó. Envolva, e junte 2 colheres de sopa de pera cortada em cubos (0,5 a 1 cm de largura) na massa. Prossiga com a receita tal como descrito.
“Versão vegan do gofre da gelataria, de chocolate” (para comer aquela vez no verão com uma bolinha de gelado ou molho de chocolate 😉 ): No passo 2, omita a banana, e adicione à mistura seca: aumenta a quantidade total de bebida vegetal para 85 mL (para compensar a hidratação da banana), 2 colheres de chá (8 g) de açúcar e 2 colheres de chá (8 g) de óleo de girassol, coco, ou outro a gosto que tenha um sabor que não interfira com o sabor da sobremesa. Prossiga com a receita tal como descrito. Sirva com fruta fresca, ganache de chocolate, ou com gelado de baunilha, morango ou chocolate desta publicação.

 

Molho de morangos

4 porções | Tempo de preparação: 15 min | Dificuldade: 1/5

200 g de morangos (frescos ou congelados)
2 ameixas secas, sem caroço
1 colher de chá de sumo de limão

Procedimento:
1. Coloque os morangos, as ameixas secas e o sumo de limão numa panela pequena e deixe cozer durante cerca de 10 minutos, até os morangos amolecerem. Se necessário, junte 1 colher de sopa de água se os morangos começarem a queimar nos primeiros minutos de confeção. Triture o preparado com recurso a uma varinha mágica, para obter um molho espesso e rico.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Receitas que merecem destaque